"...tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio" (Filemon 7)
Filemom era um rico senhor de escravos, que vivia na cidade de Colossos, na Ásia Menor. Convertido a Cristo por intermédio do apóstolo Paulo, veio a tornar-se um grande cooperador na obra de Deus. A igreja de Colossos se reunia em sua casa. Inobstante ser um homem de posses, seu coração estava voltando principalmente para as riquezas espirituais. Filemom colocou sua vida, sua casa e sua família a serviço de Deus e da igreja. Era um homem cujo amor e fé em Cristo eram notórios a todos os irmãos.
O apóstolo Paulo, preso em Roma, tinha um grande conforto em seu amor. O coração dos santos era reanimado por seu intermédio. Paulo escreve de Roma uma carta a Filemom, porque um de seus escravos, chamado Onézimo, depois de fugir de Colossos, foi parar em Roma e ali, conheceu, por meio do apóstolo, o evangelho de Cristo. Agora, convertido a Cristo, Paulo o envia de volta a Filemom, não como um escravo inútil, mas como um amado irmão em Cristo, muito útil.
Paulo tem plena convicção de que Filemom, obedientemente, acolherá seu rogo e fará mais do que o solicitado. Filemom é uma prova eloquente de que é possível ser rico e piedoso ao mesmo tempo. É possível ter os tesouros da terra sem perder as alegrias gloriosas do céu. Sua casa está a serviço de Deus?
Pastor Hernandes Dias Lopes
Nenhum comentário :
Postar um comentário