segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Consolai-vos

“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.” (1 Tessalonicenses 5:11)

Esta semana, a nossa repartição preparou uma homenagem com um belo mural contendo várias frases de apreço para expressar a um colega o nosso carinho e o nosso agradecimento pelo seu trabalho. Ao mesmo tempo, o gesto também tem como objetivo encorajá-lo a continuar sendo um funcionário exemplar.

Algumas das frases escritas em letras garrafais com os dizeres: “Você é incrível” ou “grande trabalho” e um texto contendo uma linda mensagem expressam os sentimentos da equipe e demonstram ao colega o quanto ele é importante. Esse tipo de homenagem faz uma diferença muito grande na motivação pessoal.

Muitas vezes, o mandamento cristão de incentivar-nos uns aos outros se torna algo que ignoramos ou esquecemos. Entretanto, este tema é encontrado em toda a Bíblia, como em Hebreus 10:24-25: “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.” Outro exemplo pode ser encontrado em 1 Tessalonicenses 5: 9-11: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele. Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.”

Nós todos sabemos como é triste passar por um momento difícil ou simplesmente ter um dia ruim. Mas a maioria de nós concordaria que nada é mais útil para melhorar o nosso humor do que uma palavra amiga, de encorajamento. Pode até mesmo partir de um estranho, mas a palavra abençoada recebida de um amigo, ou de um membro da família, ou de um colega de trabalho é muito especial.

Por outro lado, jamais permita a si mesmo emitir palavras desagradáveis. Este também é um mandamento: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29)

Portanto, sempre que você tiver uma chance, tenha um momento para consolar e edificar alguém que esteja passando por momentos de aflição, pois “o coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” (Provérbios 12:25)

E então, quem você pode consolar hoje?