sexta-feira, 12 de junho de 2015

A família de Loide

"Pela recordação que guardo de tua fé... a mesma que... habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice..." (2 Timóteo 1.5) 

Loide foi mãe de Eunice e avó de Timóteo. Nessa mulher habitou uma fé sem fingimento e essa fé foi passada para sua filha e seu neto. Mas, que tipo de fé? Não uma fé mística. Não fé nos ídolos. Não fé na fé. Mas uma fé fundamentada nas Escrituras. Timóteo aprendeu as sagradas letras desde a infância. Ainda estava no ventre quando sua avó e sua mãe ministravam a ele as verdades que o tornariam sábio para a salvação. 

Loide e Eunice podem ter uma passagem discreta na história da igreja, mas Timóteo, que bebeu o leite da piedade desde sua infância, tornou-se filho na fé do apóstolo Paulo e seu principal colaborador. Timóteo, embora jovem, tímido e doente recebeu de Paulo o bastão do evangelho quando este tombou como mártir na cidade de Roma. O compromisso dessas duas mulheres, em educar Timóteo, ofereceu ao mundo um dos mais importantes ministros do evangelho, um homem que a despeito de suas fraquezas, foi único em sua geração no sentido de cuidar dos interesses de Cristo e da igreja. 

Porque a palavra de Deus estava no centro de seu lar, a fé evangélica foi transmitida com fidelidade a três gerações. Avó, mãe e neto serviram a Deus. Você tem ensinado a palavra de Deus aos seus filhos? Habita em você uma fé sem fingimento? Que o seu lar faça resplandecer a verdade! 

Pastor Hernandes Dias Lopes