terça-feira, 9 de junho de 2015

A família de Lídia

"Depois de ser batizada,...nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai..." (Atos 16.40) 

Lídia era um rica empresária do ramo comercial. Oriunda da cidade de Tiatira, na Ásia Menor, mudou-se para Filipos, colônia romana. Essa mudança certamente, daria a ela maior visibilidade em seu seleto negócio, uma vez que era vendedora de púrpura, uma rica mercadoria, extraída dos moluscos marinhos, para a confecção de roupas para a nobreza. Essa mulher, embora gentia, convertida ao judaísmo, tinha uma reunião de oração em sua casa. Seu lar foi a cabeça de ponte para o apóstolo Paulo iniciar a igreja de Filipos, a primeira igreja na província da Macedônia. 

Deus abriu seu coração para a fé e ela creu no Senhor Jesus, com toda a sua casa. Lídia abriu sua casa para hospedar os missionários e também para acolher a igreja de Deus. A casa de Lídia foi o local da primeira igreja cristã no Ocidente. Essa mulher colocou sua vida, sua família e sua casa a serviço de Deus. Sua casa não foi apenas o refúgio e o abrigo de sua família, mas, também, o templo onde o povo de Deus se reunia para adorar e cantar louvores ao Senhor Todo-poderoso. 

A casa de Lídia tornou-se o quartel general da igreja e o reduto de onde as bênçãos dos céus fluíam para toda a cidade. Sua casa também está a serviço de Deus? Uma vez que Deus abriu seu coração para a fé, agora, abra sua casa para os fiéis!

Pastor Hernandes Dias Lopes