sexta-feira, 19 de junho de 2015

A família de Estéfanas

"Porque trouxeram refrigério ao meu espirito e ao vosso. Reconhecei, pois, a homens como estes" (1 Coríntios 16.18) 

Estéfanas e sua família foram os primeiros convertidos na cidade de Corinto, a capital da província da Acaia. Eles, desde o início da caminhada cristã, consagraram-se ao serviço dos santos (1 Coríntios 16.15). Eram não apenas cooperadores, mas também obreiros (v. 16). Não apenas ajudaram o apóstolo Paulo durante sua estada em Corinto, mas depois que ele saiu, continuaram trabalhando com o mesmo empenho e consagração. Nas horas mais amargas do apóstolo Paulo em Éfeso, quando enfrentou feras e tribulações maiores do que suas forças, a ponto de quase desesperar-se da própria vida (2 Coríntios 1.8), Paulo recebe a visita de Estéfanas, acompanhado de Fortunato e Acaico. 

Esses trouxeram grande alegria para Paulo. Supriram o apóstolo de tudo aquilo que os crentes de Corinto deixaram de fazer (v. 17). Esses três irmãos trouxeram refrigério ao espírito de Paulo nos dias mais sombrios de sua vida (v. 18). O apóstolo dos gentios ordena a igreja a reconhecer e a honrar sempre homens dessa estirpe (v. 18). 

Você tem sido uma fonte de refrigério para os aflitos? Tem cooperado com a obra de Deus? Tem encorajado os obreiros de Deus? Tem se empenhado em visitar as pessoas aflitas para levar a elas uma palavra de consolo? Coloque sua vida e sua casa nas mãos de Deus! 

Pastor Hernandes Dias Lopes