quarta-feira, 17 de junho de 2015

A casa de Priscila e Áquila

"Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus" (Romanos 16.3) 

Priscila e Áquila foram um casal que se destacou no serviço a Deus. Moraram em Roma, Corinto e Éfeso e nas três cidades, havia uma igreja reunida na casa deles. Esse casal foi expulso de Roma nos dias do imperador Cláudio. Eles fixaram residência em Corinto e por serem da mesma profissão de Paulo, fazedores de tendas, este passou a morar com eles. Quando Paulo saiu de Corinto, levou-os consigo e deixou-os em Éfeso. Lá, eles se aproximaram de Apolo, e com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus. 

Quando Paulo escreveu sua carta aos Romanos, esse casal já está novamente em Roma. Uma igreja está reunida na casa deles. Paulo dá testemunho acerca desse casal, dizendo que eram seus cooperadores em Cristo Jesus. Cooperam com Paulo não apenas dando-lhe abrigo e trabalhando com ele para levantar seu sustento, mas enfrentando grandes perigos e até ameaças de morte. 

Assim diz o apóstolo: "Os quais [Priscila e Áquila] pela minha vida arriscaram a própria cabeça..." (Romanos 16.4). Paulo e todas as igrejas dos gentios tinham profunda gratidão a esse casal por postura tão corajosa e por serviço tão abnegado prestados a ele e à causa do evangelho. Você e sua casa estão a serviço da obra de Deus?

Pastor Hernandes Dias Lopes