terça-feira, 21 de outubro de 2014

Não se preocupem, orem

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. (Filipenses 4: 6) 

Acho interessante que a palavra “preocupação” tenha suas origens em outra palavra que significa “sufoco”. Isto é exatamente o que a preocupação faz: Ela nos sufoca. A preocupação não ajuda em nada, e realmente torna as coisas piores. A preocupação aumenta nossos problemas. 

Efésios 6:18 nos diz para fazer tudo orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orar sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Ficar alertas. Não desanimar e orar sempre por todo o povo de Deus. Observe o uso da palavra “tudo”; “sempre”; “todo”. Em tudo que fizermos... em toda ocasião... para todo o povo e em todos os lugares. Quando juntamos estas palavras, temos a ideia de que Deus está nos dizendo para orar o tempo todo por todas as coisas que nos preocupam. 

Nesses dias em que o povo brasileiro vai às urnas para escolher aqueles que conduzirão o futuro da nossa nação, muitos estão sentido nos ombros a responsabilidade pela escolha dos governantes. De fato, o Brasil não está passando por um bom momento ético, político e econômico e precisa de mudança. Mas mudança requer saída da zona de conforto, e isso gera preocupação.

Em vez de ficarmos preocupados, devemos ser incentivados a orar pelo nosso país. É a coisa mais importante que podemos fazer para garantir o futuro da nação – pois a menos que oremos, não temos nenhuma garantia de que Deus continuará a abençoar-nos. Porque devemos orar pelos líderes? Uma das razões é porque Deus nos ordena na sua Palavra, a Bíblia. Oremos pelo governo e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros (1 Timóteo 2:2).

Orarmos pela nossa nação também nos lembra que somos dependentes de Deus por tudo o que somos e tudo o que temos. Toda a riqueza e prosperidade vêm de Deus; ele governa todas as coisas com o seu poder e a sua força e pode tornar grande e forte qualquer pessoa (1 Crônicas 29:12).

Nunca pense que seja inútil orar, pois não é. Quanto pior seria se as pessoas não orassem? Tire tempo para orar pela nossa nação e os seus líderes, para que Deus conduza o povo a votar de acordo com a sua perfeita vontade. “Então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo” (2 Crônicas 7:14).

Portanto, não fiquemos preocupados, mas oremos.