terça-feira, 14 de outubro de 2014

Está escrito

“Disse-lhe o Diabo: Eu lhe darei todo este poder e toda esta riqueza, pois tudo isto me foi dado, e posso dar a quem eu quiser.” (Lucas 4:6)

É certo que não devemos acreditar em absolutamente nada dito pelo Diabo, pois é mentiroso e pai da mentira. No trecho bíblico citado acima, vemos Satanás tentando o Senhor Jesus com uma asseveração distorcida, qual seja: “pois tudo isto me foi dado, e posso dar a quem eu quiser”. Embora Adão tenha se rendido ao poder do diabo quando pecou juntamente com Eva, entregando ao Diabo o senhorio sobre o mundo, o qual havia recebido de Deus, a argumentação de Satanás, no momento em que tentava o Senhor Jesus, está impregnada pela soberba e pela obsessão doentia por domínio e glória, logo gravemente distorcida. Em palavras mais simples, podemos dizer que a tentação era real, sem dúvida, mas a proposta falaciosa.

Unindo seu poder de sedução com fatos distorcidos (a mentira), o Diabo ofereceu ao Senhor Jesus “toda esta autoridade e a glória destes reinos”, sendo que o que Satanás tinha a oferecer era, na realidade, muito menor do que tentou fazer parecer. Ainda que, de fato, possuindo enorme influência sobre este mundo, o que podia ser visto no comportamento do Império Romano (Jesus nasceu quando esse império dominava o mundo), Satanás possuía (e possui) sua autonomia e influência sobre os homens totalmente limitadas e freadas por Deus. A verdadeira soberania provém de Deus e é ele quem decide quem pode receber o que e quando (João 19:10-11).

Nada, ninguém ou coisa alguma jamais pôde agir nos céus, ou debaixo deles, sem a permissão do Deus Todo-Poderoso, o Criador.

A tentação sofrida pelo Senhor Jesus foi real, horrível e terrível, mas o Senhor, de modo espetacular, derrotou o diabo e todas as suas mentiras (Lucas 4:8).

E todas as vezes que o Senhor Jesus disse “está escrito”, isto ele o fez significando “Deus diz”, e isto significa “ponto final” diante de qualquer tentação. É uma das mais poderosas armas espirituais que temos a nosso favor contra o mal!

Embora, como já dito, o domínio de Satanás sobre este mundo seja limitado e freado por Deus, isto não significa que a enorme influência que o Diabo tem sobre este mundo não seja real. Vemos este fato nas Escrituras: “Não posso continuar a falar com vocês por muito tempo, pois está chegando aquele que manda neste mundo. Ele não tem poder sobre mim;” (João 14:30).