quinta-feira, 6 de março de 2014

Mulher modelo

Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. (Provérbios 31:10)

Como é difícil encontrar a mulher virtuosa. Não é só hoje. O mundo sempre procurou pela, podemos chamar, "mulher modelo". A ciência, a indústria de cosméticos, as academias de ginásticas lucram como nunca em oferecer um estereotipo que satisfaça o padrão de mulher cada vez mais sofisticado. Mas que modelo é este? Infelizmente, é um modelo que, em parte, não tem muito a ver com o plano de Deus, o idealizador e criador da mulher. 

Se olharmos para a História, fica fácil de ver que o modelo de mulher que procuram é aquele que valoriza a beleza física. Mas o que é considerado bonito hoje pode não ter sido ontem, ou não será amanhã. Na época Renascentista, por exemplo, as mulheres mais bonitas eram as gordinhas, já que comer bem era considerado sinal de riqueza. Acontece que, de tempos em tempos, surge alguém que sacode a noção corrente de beleza e o mundo passa a ver o belo de outra forma – um nariz grande e fino, um corpo esquelético, ou até musculoso... A verdade é que os paradigmas de beleza são verdadeiros modismos. E nesse quesito o mundo está totalmente sem noção.

Mas o homem sábio – e a mulher também – vê a mulher com os olhos divinos, conforme o modelo descrito na Bíblia. E este modelo serve para as que vão se casar também.

A mulher modelo é aquela em que o marido confia, pois em todos os dias da sua vida ela só lhe faz o bem e nunca o mal. Está sempre ocupada, realizando os afazeres domésticos. A mulher modelo cuida carinhosamente da família e exerce com zelo a mordomia do lar (cuidado com os bens). Algumas trabalham fora para complementar o orçamento da família.

A mulher modelo é esforçada e forte. Odeia a preguiça. Conhece o valor de tudo o que faz e exerce seu papel com presteza e dedicação; se preocupa em satisfazer o marido e os filhos nas suas necessidades. E ainda encontra tempo para ajudar os pobres e os necessitados.

A mulher modelo não vive preocupada, pois sabe que seu lar está em perfeita ordem e preparado para enfrentar os problemas do dia-a-dia. Ela é forte e não tem medo do futuro. A mulher modelo fala com sabedoria e delicadeza.

O marido da mulher modelo é realizado, estimado por todos e ocupa lugar de destaque na sociedade. Ele sabe que pode tranquilamente se dedicar à profissão para prover o sustento, na certeza de que o seu lar está sendo bem administrado.

Os filhos da mulher modelo a respeitam e falam bem dela. O seu marido não se cansa de elogiá-la, e diz assim: "Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas".”

Como seríamos mais felizes se adotássemos o padrão bíblico de modelo de mulher. A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será sempre a mulher modelo. 

Feliz Dia da Mulher!