sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Mude o seu conceito

As suas instruções são uma luz brilhante, e a sua correção ensina a viver. (Provérbios 6:23).

“A única coisa boa que a velhice nos dá é a sabedoria. Por isso que quem ouve os conselhos dos pais nunca se dá mal na vida.” (Chico Anysio).

Muitas pessoas perguntam como é possível que um Pai de amor e liberdade – Deus – possa ter ensinamentos tão limitadores e proibitivos. Parece uma incoerência! Mas a falha não está na Bíblia, e sim no conceito errado que temos dos conselhos divinos.

O texto bíblico cita dois conceitos: a instrução e a correção. Ambos nos levam ao aperfeiçoamento. A instrução serve para romper o poder das trevas, que é destrutivo. Em meio à escuridão, você não enxerga o caminho e não tem condições de chegar ao seu destino. Em meio às sombras, você não anda com presteza, avança com dificuldade e, quando percebe, já está relegado a um segundo plano. Quando não há luz, você não distingue as formas nem as cores. Acreditando que está escolhendo o verde, pode estar pegando o vermelho. Em meio à escuridão, você caminha, sem saber, no rumo da própria morte.

O ser humano precisa da luz brilhante. Sem ela, não há como atravessar a escuridão deste mundo e chegar com êxito onde deseja. É preciso luz para saber qual o caminho certo. As instruções divinas são essa luz. Seu propósito não é cercear a liberdade, mas iluminar o caminho.

A correção, por sua vez, tem como propósito despertá-lo quando está adormecido e trazê-lo de volta ao caminho da vida quando está se aproximando perigosamente da morte.

Pense, por exemplo, na última derrota que você sofreu. Tente descobrir a causa. Tudo aquilo teria acontecido se você tivesse prestado atenção às instruções divinas? A vida está cheia de leis e princípios. O respeito a essas leis é garantia de bem-estar. Menosprezá-las é teimosia e imprudência. O preço é sempre alto.

Antes de iniciar as atividades a cada dia, olhe à sua volta. Comece por você e por seus amados. Que ajustes precisam ser feitos? Que passos precisam ser dados para conservar a harmonia de relacionamentos gratificantes? 

Considere andar conforme as instruções divinas. Você pode encontra-las na sua Palavra – a Bíblia Sagrada. Quando assim fizer, você mudará para melhor o seu conceito sobre os ensinamentos divinos.