sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sede fortalecidos!

Tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. (Efésios 6:10)

O homem tem fraqueza moral, física, emocional e espiritual. A sua tendência é pecar, não de se santificar. O diabo está sempre à procura de fraquezas e brechas para jogar uma tentação. A solução é revestir-se de Deus e ser fortalecido na força do seu poder todos os dias. 

Quando somos fortalecidos pelo Senhor nos tornamos capazes de vencer as fraquezas. Não ficaremos perfeitos, mas caminharemos para a santificação, num processo contínuo que envolve também a nossa participação. 

Existem seis passos para o fortalecimento espiritual:

1. Orar – Não podemos negligenciar a oração. É preciso orar e pedir orações, pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. (v. 11)

2. Ler Palavra – Não podemos deixar de fazer o nosso devocional com Deus. Devemos nos vestir com toda a armadura que Deus nós dá, para ficarmos firmes contra as armadilhas do Diabo. Assim, quando chegar o dia de enfrentarmos as forças do mal, nós poderemos resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarmos até o fim, continuarmos firmes, sem recuar.

3. Não caminhar sozinho – Não podemos desprezar as boas companhias, nem deixarmos de congregar, pois quando estamos juntos encontramos força para prosseguir na caminhada. (Hebreus 10:25)

4. Buscar os frutos do Espírito Santo e fugir das obras da carne – É impossível buscar o fortalecimento no Senhor sem antes buscar a direção do Espírito Santo, que nos livra de cairmos em tentações. (Gálatas 5:16-26)

5. Simplificar a vida – Às vezes estamos enfraquecidos porque queremos ter coisas das quais não precisamos! O trabalho em demasia por supérfluos nos toma tempo precioso que poderia ser gasto na busca do Espírito Santo.

6. Desprezar o descontentamento – Não há nada que enfraqueça mais a vida do crente do que o descontentamento. Em vez de reclamarmos, é preciso louvar a Deus em todo tempo.

Entretanto, se por acaso fraquejarmos espiritualmente, não fiquemos desesperados, mas confiemos, porque Deus nos fortalece e nos encoraja mediante a atuação do seu Espírito Santo em nós.