sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pode estar na imaginação

Estou derrotado e caído no chão; de acordo com a tua promessa, dá-me novas forças. (Salmos 119:25)

Existe uma história muito conhecida no mundo dos terapeutas sobre um elefante de várias toneladas amarrado a uma estaca tão pequena que até uma criança poderia arrancar. Por estranho que pareça, esse quadro tem uma explicação. Os elefantes têm uma memória prodigiosa, mas não são muito inteligentes. Quando pequenos e ainda sem muita força, são amarrados a estacas. Os filhotes se esforçam por libertar-se. Tentam inutilmente uma e outra vez, até que chegam à conclusão de que é impossível fugir. Nesse ponto, entra em ação a prodigiosa memória, e eles se lembrarão pelo resto da vida de que não podem arrancar a estaca.

É muito comum observar isso no comportamento humano. Quando crianças, algumas pessoas ouviram: “Você não presta”, ou “você nasceu pra sofrer”. Nesses momentos infelizes de suas vidas, uma pequena estaca imaginária foi colocada no inconsciente. Por causa da sua imaginação, as pessoas se acomodam achando que “a vida é assim mesmo” e não correm atrás dos seus ideais.

O salmista passou por experiência semelhante. Em algum momento da vida ele se sentiu derrotado e caído no chão, imaginou-se preso a uma estaca que não o deixava ser feliz. Ele se esforçava, lutava, mas seus complexos impediam-no de sair do marasmo em que se encontrava. Mas ele não se esmoreceu, confiou na promessa divina e clamou ao Senhor por força. A partir desse momento sua vida começou a mudar para melhor. Ele percebera que os males estavam na imaginação.

Você já passou ou tem passado por uma situação semelhante? Pode ser que você esteja passando por um momento em que se sente derrotado e caído no chão. Nada dá certo em sua vida. Sua profissão não deslancha. A família está em pedaços. Deus parece estar distante... 

Eu sugiro a você parar um pouco e refletir se existe alguma estaca imaginária aprisionando a sua alma. Pode ser um complexo inferior, um trauma, ou até mesmo um questionamento sobre a sua existência. Você pode se achar o mais fraco entre os homens, mas é nessa hora que Deus aparece para mudar a sua imaginação.

Quando Deus abre os nossos olhos, passamos a enxergar que a Palavra de Deus, que criou vida quando nada existia, tem poder para recriar tudo que o inimigo destruiu, restaurando a vida de maneira completa. Então, faça como o salmista: confesse ao Senhor que se sente derrotado e caído no chão, e ore pedindo forças.