sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Não precisa se aparecer

Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido. (Mateus 23:11-12)

“Jesus denunciou a hipocrisia religiosa e aqueles que buscam o aplauso e aprovação”. (Papa Bento XVI)

“Ninguém precisa de uma formação acadêmica para servir, mas enquanto homens maus proferem palavras de ódio, homens bons devem se comprometer com a glória do amor”. (Martin Luther King)

Muitas pessoas têm motivação errada ao se disporem a servir. Elas usam a seguinte lógica: Eu quero ser importante, por isso vou servir. Eu quero ser reconhecido, por isso vou ajudar os outros. 

Mas a lógica do Senhor é inversa: Vocês servem com muito amor? Então vocês são grandes em amor. Vocês esperam com confiança no Senhor? Então vocês são grandes em fé. Percebe a diferença na lógica?

A respeito desse assunto, Jesus foi muito claro ao dizer que “você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez”. (Mateus 6:3)

O homem é vaidoso – e muitos conhecedores da Palavra de Deus também o são. Querem destaque, querem reconhecimento, querem aplausos, querem fama, poder, dinheiro, status na comunidade, etc. É para isso que lutam; é para tudo isso que gastam as forças e vivem correndo de um lado para o outro. Quanto tempo perdido!

Não precisamos buscar a grandeza, mas ter a simplicidade de um “conte comigo”. Não precisamos nos aparecer, mas dar glória a Deus. Ele tem de ficar cada vez mais importante, e nós, menos importante. (João 3:30)

Mesmo que as pessoas as quais servimos venham nos reconhecer pelo trabalho que realizamos quando, por exemplo, amamos o próximo, a glória não pode ficar para nós, mas deve ser remetida imediatamente a Deus. Se ficarmos com ela, podemos ter a alma ferida. O rei Herodes marcou um dia para aparecer diante do povo e nesse dia vestiu a sua roupa de rei, sentou-se no trono e começou a fazer um belo discurso. E o povo gritava: — É um deus e não um homem que está falando! No mesmo instante um anjo do Senhor feriu Herodes, pois ele aceitou a honra que só Deus merece. (Atos 12:21-23)

Portanto, sirva as pessoas com a motivação correta do amor. Faça tudo pensando na glória de Deus, não na sua. (1 Coríntios 10:31) Ser reconhecido por Deus é incomparavelmente melhor que qualquer glória humana.