sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Família abençoada

Em casa, a sua mulher será como uma parreira que dá muita uva; e, em volta da mesa, os seus filhos serão como oliveiras novas. (Salmos 128:3)

“Nunca gostei daquele lugar. Para mim, aquilo era um inferninho”, disse o vendedor Tarso Santos, ao sair da delegacia em que pegou os pertences recuperados de sua filha Taise, uma das 235 vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS). “Eu mesmo a levei para a Kiss. Também dei carona para três amigas dela. Duas morreram e uma está hospitalizada”.

O Salmo 128 destaca a promessa da bênção familiar. Deus criou a família e, obviamente, deseja que sua instituição seja próspera. Para isso, ele dá uma orientação importante.

Bênção, para muitos, pode significar prosperidade financeira. Deus é o dono do mundo, o Rei do Universo, e seus filhos são príncipes. É possível ser humilde sem necessariamente ser pobre ou miserável. Mas a prosperidade a que se refere a Bíblia é completa. Ela abrange aspectos espiritual, físico e emocional.

Há um segredo para se alcançá-la: A verdadeira bênção tem que vir de Sião, lugar da habitação de Deus. “Que, lá do monte Sião, o Senhor o abençoe!” (v. 5). Ser abençoado não é apenas sentir-se feliz, mas principalmente aceitar que as bênçãos vêm do Senhor. Viver sem depender de Deus é estar sujeito à dor, à angústia e à insatisfação. Só Deus conhece o verdadeiro caminho para a prosperidade.

Podemos ser prósperos aqui e agora, em todos os dias da nossa vida, não apenas quando estivermos no Paraíso. É bem verdade que a maravilha da Salvação será integralmente desfrutada na eternidade. Quando Cristo voltar, receberemos os benefícios eternos, pois todo mal será aniquilado e não mais haverá pranto e dor. (Apocalipse 21:4)

Mas enquanto isso, podemos usufruir já as maravilhas das bênçãos celestiais: Saúde, cônjuge fiel, família feliz, bens adquiridos e administrados com sabedoria, descendentes obedientes que crescem como oliveiras novas, etc. Para que isso aconteça, precisamos buscar o Senhor. Encontrá-lo significa encontrar a sua bênção. Quem o busca, acha. (Jeremias 29:13)

Todos que têm como alvo viver ao lado de Cristo permitem que os seus ensinamentos se tornem princípios de vida. A prosperidade é resultado natural disso. Quem teme ao Senhor certamente é abençoado (v. 4); e verá a prosperidade de seus filhos (v. 6). Você quer ter uma família abençoada? Siga as instruções na Palavra de Deus.