sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Momento missionário

Jesus Cristo disse: E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. (Mateus 24:14)

Os cristãos são o grupo religioso mais numeroso do mundo, segundo um estudo publicado pelo Fórum Pew de Religião e Vida Pública (http://www.pewforum.org). Pew acumulou dados do tamanho e da distribuição geográfica dos oito maiores grupos religiosos. Descobriu que os cristãos, 2,2 bilhões, são em torno de 32% da população mundial, seguidos pelos muçulmanos, com 1,6 bilhão de crentes. Os hinduístas são o terceiro maior grupo, com quase um bilhão de pessoas (15%), seguidos dos budistas, com 500 milhões de crentes (7%) e dos judeus, que aglutinam 14 milhões de seguidores (0,2%).

Existe um cristão para cada três pessoas no mundo. Cerca de metade dos cristãos são católicos (50%). 37% pertencem à tradição protestante, em sentido lato para incluir anglicanos, bem como igrejas independentes e sem denominação. A Comunhão Ortodoxa, incluindo a ortodoxa grega e russa, constituem 12% de cristãos.

O Cristianismo se espalhou a partir de suas origens históricas e foi geograficamente difundido. Na verdade, a grande maioria dos cristãos (99%) vive fora da região do Médio-Norte da África Oriental onde o Cristianismo começou. A população mundial cristã está distribuída na Europa (26%), seguida de perto pela América Latina e Caribe (24%) e África Subsaariana (24%). Um número significativo de cristãos também vive na Ásia-Pacífico (13%) e na América do Norte (12%). Menos de 1% é encontrado no Oriente Médio e Norte da África.

Entre as seis regiões analisadas neste estudo, quatro têm maiorias cristãs: América Latina e Caribe (90%), América do Norte (77%), Europa (75%) e África Subsaariana (63%). Os cristãos vivem como minorias na região da Ásia-Pacífico (7%), Oriente Médio e região norte da África (4%).

Os 10 países com o maior número de cristãos representam cerca da metade (48%) da população mundial cristã. A maior parte dos cristãos vive nos Estados Unidos (11%), seguido pelo Brasil (8%), México (5%), Rússia (5%), Filipinas (4%), Nigéria (4%), China (3%), a República Democrática do Congo (3%), Alemanha (3%) e Etiópia (2%). Dos 232 países e territórios incluídos no estudo, 157 têm maiorias cristãs. Todos os países pesquisados possuem cristãos. O menor percentual de cristãos encontra-se na Somália e no Afeganistão (0,1%).

Em suma, Cristo não disse que todas as pessoas ouviriam falar a seu respeito, mas que em todas as nações haveria pelo menos uma para testemunhar em seu favor. Assim, ele estaria pronto para voltar.