terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Desanimado não!

Estamos sempre muito animados, pois sabemos que, enquanto vivemos neste corpo, estamos caminhando para o lar do Senhor. (2 Coríntios 5:6) 

“A maior prova de coragem é suportar as derrotas sem perder o ânimo.” (Robert Ingersoll) 

Ânimo é um estado emocional de duração relativamente longa. O estado de ânimo difere-se de simples emoções por serem menos específicos, menos intensos e menos prováveis de serem provocados por um estímulo ou evento em particular, como uma festa por exemplo. 

O ânimo geralmente tem valência positiva ou negativa. Em outras palavras, pessoas tipicamente citam estarem animadas ou desanimadas. Ao contrário de sentimentos profundos e emotivos como medo ou surpresa, o estado de ânimo pode durar por horas ou dias. 

“Está provado pela ciência médica que pessoas animadas vivem mais. Mesmo com doenças incuráveis, aqueles que estão em paz com Deus e com os homens têm mais possibilidades de cura. Não se trata de pensamento positivo. Com autodisciplina e um pouco de esforço, você pode repetir um milhão de vezes: ‘Estou bem, estou bem’, porém, quando a noite chega, os fantasmas de sua própria consciência perturbam seu coração. Tudo continua igual.” (Alejandro Bullon)

Estar animado significa ter sempre um coração satisfeito e agradecido. Satisfação, não conformismo. É reconhecimento da soberania de Deus. Nada acontece debaixo do Sol sem que Ele o permita. O que você está vivendo neste momento, por difícil que seja, é o plano maravilhoso de Deus para você. Eu sei que você não compreende hoje. A dor impede de ver muitas coisas, o tempo encarregará de mostrar-lhe que Deus sempre tem razão. 

A confiança em Deus coloca paz e otimismo em seu coração. Não são atitudes fabricadas. São caudais de água limpa que brotam de um manancial puro. Conectado ao poder infinito, o ser mais frágil torna-se forte e olha a vida sob um prisma diferente. 

Nas horas mais escuras da vida, aprenda a confiar em Deus. Por mais que a adversidade pareça arrasar seus sonhos, Deus não perdeu o controle da situação. Ele continua ao leme de sua pequena embarcação e o levará ao porto seguro. O segredo é não desistir. 

Se você tirar os olhos de Jesus e os colocar nas dificuldades, o barquinho começará a afundar. Só Jesus é capaz de ajudá-lo a atravessar o vale de trevas pelo qual você está passando. 

Abra seu coração a Deus, clame! Diga-lhe que já não tem forças para resistir à provação. Ele o ouvirá. Não é insensível ao sofrimento humano. Não precisa ser informado da dor que envolve sua vida, mas quando você diz para ele o que está sentindo, a sua fé aumenta, a confiança brilha, e isso lhe faz um bem extraordinário. A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos.” (Provérbios 17:22). 

Portanto, “nada de desgosto, nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça.” (Marco Aurélio). Deus está com você nessa!