sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Somos iluminados

A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. (Salmos 119:105)

Iluminação em um contexto secular muitas vezes significa a “plena compreensão de uma situação”. Mas em termos espirituais a palavra alude a uma revelação espiritual ou profunda introspecção sobre o significado e o propósito de todas as coisas, a comunicação com ou entendimento da mente de Deus, a compreensão espiritual profunda.

De acordo com Lewis Sperry Chafer, um teólogo sistemático, os cristãos que têm a iluminação experiente são de dois grupos, aqueles que experimentaram iluminismo verdadeiro (bíblico) e aqueles que experimentaram iluminismo falso (não do Espírito Santo).

A minha concepção sobre “iluminismo” é bíblica. Na verdade, a Palavra de Deus tem todas as “iluminações” para vivermos uma vida de tranquilidade e segurança. O grande sábio Salomão escreveu assim: “Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as consequências” (Provérbios 9:12).

Todo ser humano nasce livre. As escolhas fazem a diferença. Uns escolhem para o bem, outros para o mal. No verso acima, Salomão coloca a responsabilidade da vitória ou da derrota nas mãos da própria pessoa.

É verdade que existem muitas explicações para a derrota. O clima, as circunstâncias, a falta de oportunidades, os problemas, enfim. Difícil é aceitar o fato de que a maioria das derrotas tem raízes nas decisões erradas que tomamos.

Se você procurar o conselho divino e ajustar a sua vida a ele, o resultado natural será a sabedoria que o conduzirá à vitória. A única pessoa beneficiada com essa decisão é você. Se em meio à noite escura decido acender a lâmpada, quem é que vai sair ganhando com a minha decisão? Mas se decido andar às escuras, quem vai acabar tropeçando e se machucando?

As instruções divinas são luz. Iluminam o caminho escuro a fim de chegar com segurança ao destino. Sem luz, a pessoa tropeça, cai, se machuca e não encontra o que procura.

Nunca, como hoje, as pessoas falaram tanto acerca da luz. “Ele tem luz”, “você tem a aura”, “Raul é uma pessoa iluminada”. Existe a ideia de que este mundo está cheio de energia positiva e negativa. Dizem que pessoas positivas têm luz e pessoas negativas são tenebrosas.

Mas a vida não depende de energia. A vida é energia. A vida depende de decisões. Não posso deixar a minha “sorte” nas mãos da Lua, das estrelas, das pirâmides, dos números ou das pedras. Se existe algo que Deus entregou a todo ser humano é a capacidade de decidir. Em vez de pensar que uns nascem com luz e outros sem, a criatura deve procurar a verdadeira luz que vem dos ensinamentos divinos e acessíveis a todos. A Palavra de Deus é a tocha que ilumina, no lugar do choro.

Faça de hoje um dia de decisões sábias. Procure a luz da Palavra de Deus. Decida seguir os princípios divinos e prepare-se para receber as grandes vitórias que Jesus tem reservado para você e sua família. Porque “se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás”.