sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Primeiro de cordada

Ele, o seu protetor, está sempre alerta e não deixará que você caia. (Salmo 121:3-4) 

Eu assisti a um documentário sobre Alpinismo – prática de escalar montanhas por meio de itinerários previamente estudados e preparados. É uma técnica desportiva que requer equipamentos apropriados, cujo fim é atingir o cume de uma montanha, de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada. 

O grupo de alpinismo deve conter no mínimo duas pessoas. É muito complicado – ou quase impossível – alguém praticar esse esporte sozinho. Por questão de segurança, o Alpinismo deve ser praticado com o auxílio de um “Primeiro de cordada”.

O Primeiro de cordada – em francês, “Prémier de cordée” – é o nome dado ao chefe da expedição, aquele que vai à frente. Assim, é ele que abre a via e ao mesmo tempo assegura a progressão do grupo colocando na parede, e a cada ponto estratégico, um ponto de segurança para fazer passar a sua própria corda, operação a que se chama “mosquetágem”. 

Quando o Alpinismo é praticado com a ajuda e a proteção do Primeiro de cordada, o esporte fica mais prazeroso e relaxante. O alpinista pode descansar e aproveitar a escalada, pois sabe que tem à sua frente um especialista segurando a corda, observando cada movimento seu, pronto para liberar ou segurar a alavanca em qualquer momento e gritando palavras de incentivo ou orientação. 

Entretanto, o Primeiro de cordada deve ter muita concentração e atenção redobrada. Qualquer deslize seu compromete toda a diversão do grupo. Infelizmente, ele não pode curtir o esporte nesse momento; precisa estar em todo tempo concentrado na tarefa de guiar e encontrar a técnica e o caminho apropriados para se atingir o cume da montanha com segurança. 

Mas o restante do grupo deve se preocupar em seguir corretamente as instruções do guia. Ninguém, de maneira nenhuma, pode assumir uma postura autônoma ou tentar seguir as suas próprias técnicas, mesmo que seja experiente no assunto. O individualismo compromete também o grupo, pois todos estão ligados por uma corda. 

Assim deve ser o nosso relacionamento com Deus. Ele prometeu tomar conta de nós em todo momento e estar à nossa frente. A sua Palavra é a luz que nos orienta e incentiva. 

Quando deixamos o controle nas mãos de Deus, somos livres das preocupações, dos medos, e principalmente da responsabilidade de guiar a nós mesmos. Dessa forma, somos livres para curtir a escalada da vida com tranquilidade e segurança. A única preocupação que devemos ter é seguir corretamente a sua orientação. A palavra dele é lâmpada para guiar os nossos passos, é luz que ilumina o nosso caminho. (Salmo 119:105) 

Quem está à frente de sua vida? Ou melhor, a quem você está amarrado? A você mesmo? Ou a algo? Em quem você está colocando a sua segurança? Você precisa saber, pois a sua vida – a eterna também – está em jogo. Peça a Deus para ajudá-lo a seguir a escalada da vida com tranquilidade. Se você se amarrar nele, então sua vida estará em boas mãos.