terça-feira, 7 de agosto de 2012

Amor ridículo

Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. (Romanos 12:10)

Você conhece algum irmão ou amigo que te faz sentir plenamente realizado e feliz com a vida? Que te deixa “pra cima” quando conversa contigo? Pois é, ele existe. Ele está cumprindo as ordenanças bíblicas. É muito bom encontrar alguém assim. 

Eu conheço um. Aliás, um casal. Com seus 90 e poucos anos, 67 casados, Ruth e David Sanders são um amor em pessoa. Toda vez que converso com eles eu me sinto esperançoso e restaurado. Eles sempre me inspiram a ser alguém. Eu admiro a maneira como o casal trata as pessoas, não importando a classe social. A forma como transmitem o amor de Deus é fascinante. Mas a forma como eles amam o ser humano chega a ser ridícula.

Ridícula porque hoje em dia é muito raro encontrarmos alguém que é capaz de tirar o alimento da sua própria boca para dar aos mais necessitados. Simplesmente eu não consigo descrever a atitude de pessoas assim. Eu tenho muito ainda a aprender sobre esse amor fraternal, porque praticá-lo não é algo natural para mim. Eu costumo arranjar um monte de desculpas quando se trata de ser mais espontâneo e amoroso. Afinal, é muito mais seguro e cômodo ser superficial com as pessoas.

A essência de Jesus Cristo está no amor. O conteúdo de sua Palavra também. Mas é um amor profundo. Cristo veio ao mundo para salvar o pecador. Essa foi e é a sua missão. Muitas vezes achamos que Jesus gastou tempo com os “religiosos”, quando na verdade ele gastou seu tempo com os viciados, os roubadores, as prostitutas, os doentes – pessoas que não tinham nada em comum com ele. As pessoas zombavam da maneira de Jesus amar, porque o amor de Jesus era ridículo.

O livro de romanos mostra claramente o contraste que existia entre os “religiosos” e os verdadeiros membros da noiva de Cristo. Conforme o autor do livro, aqueles se achavam espiritualmente sadios e fiéis aos regulamentos. Em vista disso, eram orgulhosos ao ponto de se esquecerem de praticar o amor para com os que não conseguiam cumprir os rituais eclesiásticos. Mas foi para os perdidos que Jesus veio. Ele mesmo disse: — Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes (Mateus 9:12). Todos, doentes e sãos, que aceitam o sacrifício de Cristo tornam-se membros de sua noiva.

Muitos desqualificavam a forma como Cristo demonstrava o seu amor. Por outro lado, os que se chegavam a ele recebiam o dom gratuito exibido abertamente a todos. Hoje, a noiva de Cristo não faz suposições sobre quem pode ou não ser salvo. Pelo contrário, ela deixa a boa notícia da cruz falar por si só e está disposta a proclamar a verdade a todos e em todos os lugares, mesmo que isso signifique gracejo, perseguição ou morte. É por isso que o amor da noiva de Cristo, assim como o amor do seu Noivo, é considerado ridículo.

Na cultura de hoje é digno de risadas esse amor sacrifical. Algumas pessoas conseguem arranjar desculpas por não amar como Cristo amou. Elas criam regulamentos e normas para se protegerem dos pecadores e expurgá-los do seu convívio. E assim seguem praticando um amor superficial. Mas esse amor não é o que está no coração de Cristo. É preciso saber discernir qual é a perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12:1-2).

Portanto, você que faz parte da noiva de Cristo, não tenha medo de ser excessivamente cheio de amor, de esperança e de paciência. Deus mudou radicalmente a sua vida. Ele deu-lhe algo que é mais valioso do que qualquer coisa. É hora de compartilhá-lo, não somente entre as quatro paredes de um templo, mas fora dele, onde estão os realmente necessitados de um amor ridículo.

7 comentários :

  1. Rosana Teixeira08 agosto, 2012

    Lindo o texto. Concordo totalmente com as palavras do Devocional. Parabéns! Feliz a expressão Amor Ridículo, pois aos olhos do mundo, o amor que Cristo nos ensinou parece mesmo ridículo. Que o nosso Pai nos guarde sempre e guie o nosso caminho para sabermos amar ridicularmente.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda Patêz08 agosto, 2012

    Bom dia....
    Sempre recebo seus emails, nunca lia-os, talvez por achar enormes ou talvez por nao achar que dentro dele iria encontrar algo que mexeria comigo.
    Hoje foi diferente, ao abrir minha caixa de email, fiquei curiosa para saber o conteudo e realmente me surpreendi com suas palavras, realmente acredite você é uma pessoa iluminada por DEUS, hoje agradeço a DEUS por ter tido a curiosidade de abrir este email e quero te agradecer pela sábias palavras. E gostaria muito de te agradecer pelas belas palavras que nos faz refletir quem somos e como agimos, peço a DEUS que continue iluminando seu pensar.
    Desculpe a minha ignorancia , mas gostaria de saber o que significa A NOIVA DE CRISTO?
    E se posso quando algo me chamar a atenção e eu não souber interpretar se poderia me responder via email?
    Desde já muito obrigado e que DEUS te ilumine.....

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Fernanda!

    É com muito prazer que recebo as suas palavras de agradecimento. Quero que saiba que elas me incentivam bastante para continuar esse trabalho. Espero que você continue sempre sendo abençoada por Deus. Eu sou apenas um instrumento, um meio para Deus falar com você e com muitas outras pessoas. A inspiração vem tão somente do Criador do céu e da terra.

    Quanto à sua pergunta, a NOIVA DE CRISTO é uma das comparações usada por JESUS para representar a Igreja invisível. ELE é o noivo. A noiva é a Igreja, não a igreja institucional, não o templo visível, mas o ajuntamento de todas as pessoas em todos os lugares e em todo tempo que aceitaram o sacrifício dele na cruz. Segundo o ensinamento de JESUS, no fim dos tempos ELE virá nas nuvens e ajuntará todas essas pessoas que fazem parte da igreja invisível e as arrebatará para as BODAS. Será um casamento maravilhoso! Após esse casamento, o NOIVO e a NOIVA irão passar a eternidade juntos.

    Espero ter esclarecido.

    Pode continuar perguntando sempre que quiser, pois estarei pronto para responder as suas dúvidas, naquilo que eu souber, claro!

    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Elbem. Que Deus continue lhe inspirando a cada dia! Um abraço, meu irmão.

      Excluir
  4. Adorei a msg Deus è maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Fernando Conde09 agosto, 2012

    AMOR É AÇÃO PRÁTICA - APESAR DE SER DIFÍCIL - PORÉM COM DISCERNIMENTO E PACIENCIA VAMOS DESCOBRIR MAIS SOBRE O TEMA... ESTOU APRENDENDO! - 1ª COR.13 - A MELHOR E MAIOR ILUSTRAÇÃO ACADÊMICA. fconde - obrigado pelas fotos do casal Sanders. shalom ''ADONAI'''

    ResponderExcluir
  6. Robson Ferreira10 agosto, 2012

    esta mensagem veio do trono de Deus, estava precisando dessa palavra. Amar é facil de escrever, falar, cantar e se torna outra história quando temos que vive-la.

    ResponderExcluir