terça-feira, 29 de maio de 2012

Novo nome

Aos que conseguirem a vitória eu darei do maná escondido. E a cada um deles darei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, a não ser quem o recebe. (Apocalipse 2:17) 

Eu sempre gostei no meu nome. Acho-o amável e gentil. Pena que foi registrado errado. Ele deveria ser “Elben” e não “Elbem”. Elben é um município da Alemanha localizado no distrito de Altenkirchen, no estado da Renânia-Palatinado que faz divisa com os países Luxemburgo e França. Essa é uma região muito desenvolvida e próspera que tive a oportunidade de conhecer. Durante a minha vida convivo com amigos me chamando de “El bem”, “El bão”, “El bom”, “El bem da Mariza” etc. Sou grato aos meus pais pelo nome que tenho. 

Mas existem pessoas que não gostam do nome. Alguns gostariam de mudá-lo, se fosse fácil. Mudar o nome não é tarefa simples, porque envolve várias questões, inclusive jurídicas. Em muitos países é comum a mulher acrescentar o sobrenome do marido ao casar-se, mas são poucos os casos de mudança de nome. 

Entretanto, na Bíblia lemos vários exemplos de mudança de nome. Quando Deus mudava o nome de uma pessoa significava que essa pessoa havia mudado de vida. O exemplo clássico é a mudança do nome de Jacó para Israel (ancestral do país com o mesmo nome). 

Após Jacó (o enganador) haver recebido a notícia de que seu irmão Esaú (o enganado) estava vindo ao seu encontro, ele teve medo. Naquela mesma noite Jacó se levantou e atravessou o rio Jaboque, levando consigo os seus familiares. Depois que as pessoas passaram, Jacó fez com que também passasse tudo o que era seu; mas ele ficou para trás, sozinho. Aí veio um homem que lutou com ele até o dia amanhecer. Quando o homem viu que não podia vencer, deu um golpe na junta da coxa de Jacó, de modo que ela ficou fora do lugar. Então o homem disse: — Solte-me, pois já está amanhecendo. — Não solto enquanto o senhor não me abençoar — respondeu Jacó. 

Aí o homem perguntou: — Como você se chama? — Jacó — respondeu ele. Então o homem disse: — O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu; por isso o seu nome será Israel. E ali o homem (Deus) abençoou Jacó. 

Então Jacó disse: — Eu vi Deus face a face, mas ainda estou vivo. Por isso ele pôs naquele lugar o nome de Peniel. (Gênesis 32:22-30) 

Passado e Futuro
A mudança do nome de Jacó para Israel significou uma virada radical na sua vida. Foi uma mudança espiritual. Após lutar com Deus, ele ganhou uma nova identidade e um novo futuro. Seu novo nome Israel significa “aquele que reina com Deus”. 

Eu também tive uma mudança de nome. Aconteceu aos 12 anos de idade, quanto fiz minha declaração pública de fé em Jesus Cristo e fui batizado nas águas, ao mesmo tempo em que recebi o enchimento do Espírito Santo. Passei a ser chamado de “Cristão” e tive uma mudança de vida, um novo futuro, que agora é eterno. (II Coríntios 5:17)

E você? Você pode agora pedir a Cristo mudança de vida e um novo nome. E se você já se tornou um Cristão, reflita o que esse nome significa para você. Não tente você mesmo mudar seu nome, nem sua vida, pois não vai conseguir. Peça a Jesus Cristo que o faça!

(Adquira o livro As três virtudes, de minha autoria, com 20% de desconto pelo fone (61) 3047-2580 (Joana – Editora Annabel Lee) ou pelo e-mail: editora.annabel@gmail.com.


5 comentários :

  1. Marluci Moreth30 maio, 2012

    Irmão Elbem,
    é muito bom receber o devocional, as vezes saio de manhã correndo pro trabalho e não leio a biblia, venho no carro orando e quando abro meu e-mail lá está o devocional p/ me alimentar das coisas de Deus. QUE DEUS ABENÇÕE RICAMENTE SUA VIDA E DE TODOS OS SEUS.
    Grande abraço p/ você e Mariza

    ResponderExcluir
  2. Diogo Freitas30 maio, 2012

    Elbem, Boa Tarde

    Sou um rapaz de 28 anos que saiu de casa em busca de sucesso. Luto diariamente visando buscas boas parcerias de trabalho.

    Sou catolico, creio em Deus pai todo poderoso e todo santo dia. peço para ele, uma nova oportunidade ao lado e pessoas honestas que podem me oferecer algo bom, em troca de minha força de trabalho e dedicação.

    Porém sinto que as coisas não estão evoluindo.

    Será que este problema está vinculado a minha pessoa, será que devo me abster da ganância de ser bem sucedido?

    Obrigado e desculpe pelo incômodo.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Diogo:

    Muito obrigado pela sua mensagem.

    A Palavra de Deus não diz nada contra o homem buscar ser próspero em todas as áreas de sua vida. Então, todos nós podemos e devemos procurar crescer e ter sucesso na vida profissional, espiritual, afetiva....

    No entanto, a Bíblia alerta para o fato de que muitas pessoas ficam tão ansiosas e preocupadas com a vida material passageira, que esquecem de alimentar o espírito permanente e eterno, se tornando escravas do dinheiro ou da posição social.

    Veja o que Jesus Cristo disse em Mateus 6:19-30:

    — Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.

    — Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.

    — Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.

    — E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena!

    Portanto, temos que procurar crescer sim, mas sem nos tornamos escravos do dinheiro ou da posição social, glorificando e sendo gratos a Deus em tudo.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  4. Rosana Teixeira31 maio, 2012

    Quando alguém pergunta qual a minha religião, constumo dizer que sou cristã. Dizer a palavra "Evangélico", na atualidade, parece ser algo ruim, em razão dos escândalos que são veiculados pela mídia com relação a várias Igrejas, ditas Evángélicas. Alguns também dizem ser "Evangélicos", apenas para enganar os outros, quando, na realidade, são pessoas ruins, estelionatários, pedófilos etc. Veja que as palavras, os nomes... têm força, na medida em que podem caracterizar situações não tão boas, apenas pela lembrança de que tal palavar está ligada ao mal. Mas ser cristã... a lembrança que vem é sempre do nosso Jesus Cristo. Assim, melhor dizer, somos cristãos!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o tema!
    Obrigada pelo texto!
    Abraços e saudades!!
    Graziella

    ResponderExcluir