terça-feira, 29 de maio de 2012

Novo nome

Aos que conseguirem a vitória eu darei do maná escondido. E a cada um deles darei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, a não ser quem o recebe. (Apocalipse 2:17) 

Eu sempre gostei no meu nome. Acho-o amável e gentil. Pena que foi registrado errado. Ele deveria ser “Elben” e não “Elbem”. Elben é um município da Alemanha localizado no distrito de Altenkirchen, no estado da Renânia-Palatinado que faz divisa com os países Luxemburgo e França. Essa é uma região muito desenvolvida e próspera que tive a oportunidade de conhecer. Durante a minha vida convivo com amigos me chamando de “El bem”, “El bão”, “El bom”, “El bem da Mariza” etc. Sou grato aos meus pais pelo nome que tenho. 

Mas existem pessoas que não gostam do nome. Alguns gostariam de mudá-lo, se fosse fácil. Mudar o nome não é tarefa simples, porque envolve várias questões, inclusive jurídicas. Em muitos países é comum a mulher acrescentar o sobrenome do marido ao casar-se, mas são poucos os casos de mudança de nome. 

Entretanto, na Bíblia lemos vários exemplos de mudança de nome. Quando Deus mudava o nome de uma pessoa significava que essa pessoa havia mudado de vida. O exemplo clássico é a mudança do nome de Jacó para Israel (ancestral do país com o mesmo nome). 

Após Jacó (o enganador) haver recebido a notícia de que seu irmão Esaú (o enganado) estava vindo ao seu encontro, ele teve medo. Naquela mesma noite Jacó se levantou e atravessou o rio Jaboque, levando consigo os seus familiares. Depois que as pessoas passaram, Jacó fez com que também passasse tudo o que era seu; mas ele ficou para trás, sozinho. Aí veio um homem que lutou com ele até o dia amanhecer. Quando o homem viu que não podia vencer, deu um golpe na junta da coxa de Jacó, de modo que ela ficou fora do lugar. Então o homem disse: — Solte-me, pois já está amanhecendo. — Não solto enquanto o senhor não me abençoar — respondeu Jacó. 

Aí o homem perguntou: — Como você se chama? — Jacó — respondeu ele. Então o homem disse: — O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu; por isso o seu nome será Israel. E ali o homem (Deus) abençoou Jacó. 

Então Jacó disse: — Eu vi Deus face a face, mas ainda estou vivo. Por isso ele pôs naquele lugar o nome de Peniel. (Gênesis 32:22-30) 

Passado e Futuro
A mudança do nome de Jacó para Israel significou uma virada radical na sua vida. Foi uma mudança espiritual. Após lutar com Deus, ele ganhou uma nova identidade e um novo futuro. Seu novo nome Israel significa “aquele que reina com Deus”. 

Eu também tive uma mudança de nome. Aconteceu aos 12 anos de idade, quanto fiz minha declaração pública de fé em Jesus Cristo e fui batizado nas águas, ao mesmo tempo em que recebi o enchimento do Espírito Santo. Passei a ser chamado de “Cristão” e tive uma mudança de vida, um novo futuro, que agora é eterno. (II Coríntios 5:17)

E você? Você pode agora pedir a Cristo mudança de vida e um novo nome. E se você já se tornou um Cristão, reflita o que esse nome significa para você. Não tente você mesmo mudar seu nome, nem sua vida, pois não vai conseguir. Peça a Jesus Cristo que o faça!

(Adquira o livro As três virtudes, de minha autoria, com 20% de desconto pelo fone (61) 3047-2580 (Joana – Editora Annabel Lee) ou pelo e-mail: editora.annabel@gmail.com.