sexta-feira, 4 de maio de 2012

Amputação

Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente. (Romanos 8:13)

Em uma bela manhã de primavera em 2003, um experiente alpinista de 27 anos chamado Aron Ralston pegou sua caminhonete com alimentos e água suficientes apenas para o dia e se dirigiu sozinho para o seu lugar favorito, a cento e cinqüenta quilômetros ao sul de Salt Lake City. É uma área remota de cânion onde costumava ser o esconderijo dos bandidos do velho oeste nos EUA.

Em sua aventura, após ficar suspenso setenta e cinco metros de altura em uma fenda do cânion, uma enorme rocha se soltou e ele foi arremessado para baixo onde teve seu braço direito esmagado entre a rocha e o solo. Naquele instante, salvar o seu braço se tornou a maior preocupação de Aron.

Cinco dias se passaram em vão na tentativa de livrar seu braço. Seus esforços para desgastar a pedra com um canivete apenas fez um pequeno buraco. Todos os seus equipamentos foram inúteis para mover a pedra.

Enfim, os pensamentos que vieram à sua cabeça foram: quebrar o braço, cortar o músculo com o canivete e usar um pedaço de corda como torniquete. Foi isso que Aron fez. Após amputar seu próprio braço ele começou a caminhar de volta para a sua caminhonete. No caminho, se deparou com dois caminhantes que usaram um telefone celular para chamar um helicóptero de resgate. Amputar seu braço direito foi um ato radical, mas foi o que salvou a sua vida, disse ele para a sua família.

Deus nos chama para lidar com o pecado em nossa vida de uma maneira similar. A Bíblia não oferece um atalho. A Bíblia é tão radical, que não gosto muito de ouvir ou falar sobre esse assunto. Jesus disse: – Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno (Mateus 5:30). Na verdade, Jesus não estava se referindo literalmente à amputação física, mas estava dizendo que os efeitos mortais do pecado pedem medidas extremas. Mesmo que doa, temos de nos livrar do pecado, sem subterfúgios.

Isso é sério, porque Jesus fala sobre o inferno no mesmo momento em que fala sobre a forma de lidar com o pecado. Ele queria ensinar que nosso destino eterno está em jogo. Claramente, isso é uma questão de escolha: inferno ou céu. O comportamento exterior de uma pessoa indica o que está no coração. Se Aron Ralston continuasse no desfiladeiro com o braço preso por uma pedra, ele teria morrido. Como ele esteve disposto a livrar-se do seu braço, sua vida foi salva.

O mesmo acontece conosco quando lidamos com o pecado. Às vezes temos que lançar fora aquilo que mais valorizamos. Portanto, extirpemos os desejos deste mundo que agem em nós, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça. O mundo pode até idolatrar o pecado e deixar a vida rolar..., mas a Palavra de Jesus para nós é outra, pois ele quer nos dar o melhor: as bênçãos celestiais.

Oremos para que tenhamos a graça para atender ao chamado radical de Jesus de amputarmos o pecado.

7 comentários :

  1. Que texto mais edificante e inspirador.
    Que Deus o ilumine sempre...
    Não é fácil amputarmos nossos desejos, mas é possível, pela graça de Jesus Cristo.
    Fique c Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Renato Moretti Uchida04 maio, 2012

    Excelente texto para reflexão. Parabéns e obrigado,

    ResponderExcluir
  3. A Biblia nos orienta a amar a DEUS
    Acredito que quando amamos a Deus verdadeiramente obedecemos e praticamos extremos de amor maior que o de cortar um braço pela propria vida mas por todas as vidas que Deus aguarda serem resgatas

    ResponderExcluir
  4. Gean Tavares08 maio, 2012

    Mensagem profunda, falou no meu coração. Deus lhe abençoe ricamente!

    ResponderExcluir
  5. Rosana Teixeira08 maio, 2012

    Extirpar "os desejos deste mundo que agem em nós." Linda a frase. Singela a frase. Difícil, no entanto, tornar concreta a frase, sem a ajuda do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  6. Carol Sairaf08 maio, 2012

    Fui abençoada profundamente com essa mensagem, veio na hora certa!
    Que Deus te use mais e mais.

    ResponderExcluir
  7. Socorro Oliveira25 maio, 2012

    SEJA GRANDEMENTE ABENÇOADO, QUE A PAZ, A ALEGRIA E A LUZ QUE VEM DO TRONO DE DEUS ESTEJA BRILHANDO SUA VIDA CADA VEZ MAIS

    ResponderExcluir