terça-feira, 13 de março de 2012

Onde está a resposta?

A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o Senhor. (Provérbios 16:9)

No mundo em que vivemos hoje, com toda a tecnologia, estamos acostumados a conseguir facilmente e rapidamente o que queremos. Não queremos esperar muito para possuir. A satisfação tem que ser instantânea, senão, ficamos bravos.

Estamos acostumados a chegar a casa e preparar a nossa refeição em poucos minutos. Basta tirá-la do congelador e colocá-la no micro-ondas. Quando queremos comunicar com nossos amigos, rapidamente enviamos uma mensagem de texto pelo celular. Queremos ter sinal aonde quer que estejamos, pois não podemos perder o contato telefônico. Queremos wireless para nossos notebooks em qualquer praça da alimentação, afinal, ficar sem Internet é um absurdo. O nosso computador não pode ficar muito lento, porque senão, vamos querer trocá-lo por um novo. Nem conhecemos as pessoas e já as adicionamos como amigos em nossas redes sociais. Nas baladas, saímos com o(a) primeiro(a) parceiro(a) que se aproxima. 

A pressa é tão grande que muitas pessoas reclamam quando não conseguem as coisas de imediato. Muitas vezes lamentam com Deus porque ele não responde rapidamente as suas orações. A maioria não entende porque tanta demora. Outras desistem de orar. Perdem a fé.

Eu já passei por situações semelhantes. Cheguei a ter crises de ansiedade. Certo dia, após uma explosão mental, eu passei a perceber que não é esse o caminho para se obter uma resposta de Deus. Eu imagino Deus observando e balançando a cabeça por causa da nossa impaciência... 

Para se obter a resposta de Deus, é preciso reconhecer que ele é soberano e que ele está no controle de todas as coisas. Não importa a nossa percepção dos acontecimentos. O que importa é reconhecermos a grandeza de Deus e que as coisas acontecem como e quando ele quer. É preciso acreditar que ele é bom e, por isso, louvá-lo, em quaisquer circunstâncias.

O Senhor Deus é grande e merece receber altos louvores. Quem pode compreender a sua grandeza? Ó Deus, cada geração anunciará à seguinte as coisas que tens feito, e todos louvarão os teus atos poderosos. Eles falarão da tua glória e da tua majestade, e eu meditarei nas coisas maravilhosas que fazes. Falarão dos teus atos poderosos, e eu anunciarei a tua grandeza. Falarão da tua imensa bondade e cantarão com alegria a respeito da tua fidelidade. (Salmos 145:3-7)

Então, sabendo disso, por que gastar energia tentando entender os caminhos de um Deus soberano? O homem só conhecerá Deus perfeitamente quando chegar diante dele. Sua majestade é imensurável. Só ele é digno de nosso louvor e adoração. Por que simplesmente não aceitá-lo como ele é? Por que simplesmente não se render e descansar nele? Por que não aceitar de bom grado o curso dos acontecimentos? É preciso ter em mente que as respostas para as orações, mesmo positivas, nunca chegarão atrasadas, mas na hora certa. 

Você está lutando com Deus para ter uma resposta rápida? É Deus, não você, quem tem o destino em suas mãos. Peça a ele para ensiná-lo a confiar seus planos nas mãos dele. Só ele sabe o que é melhor para você. Ele é bom! Ele reservou um futuro feliz para todos que nele creem. Então, experimente confiar nele!