sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O grande segredo

E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam. (Filipenses 4:19)

O que você quer não é necessariamente bom para você. Insistir e correr atrás de algo que você pensa ser ideal pode ofuscar a visão para o que você realmente precisa. Isso é válido para tudo na vida. Na Bíblia temos vários exemplos de pessoas que queriam uma determinada coisa, mas Deus lhes deu o que eles realmente precisavam.

Jacó não queria se casar com Lia. Ele queria Raquel. Mas por sutileza de seu sogro, Jacó foi obrigado a ficar com Lia. Mas Jacó não deixou que lhe roubassem a bênção. Assim, ele prometeu trabalhar mais sete anos para ter Raquel como esposa. Por causa desse "atraso", Jacó não perdeu tempo na vida, mas cresceu espiritualmente e seu caráter foi refinado. Seus filhos se tornaram a nação de Israel e, por meio do povo israelita, Deus enviou o Seu Filho Jesus Cristo para salvar a humanidade. (Gênesis 29)

Pouco antes da sua morte na cruz, Jesus orou ao Pai dizendo: “Meu Pai, se este cálice de sofrimento não pode ser afastado de mim sem que eu o beba, então que seja feita a tua vontade” (Mateus 26:42). Jesus não queria magoar o Pai deixando de cumprir a vontade dEle que era morrer na cruz pelos pecados da humanidade. É que nos planos de Deus, somente um homem sem pecado poderia com a sua morte expiar o pecado da humanidade (João 1:29). Deus, em Seu grande amor e misericórdia, determinou que o Seu Filho Unigênito morresse para pagar o preço para que você e eu fôssemos salvos da morte eterna.

Quando Paulo compreendeu que Jesus Cristo veio ao mundo para cumprir toda a Lei e abrir o caminho para o livre acesso ao Pai, ele se tornou um missionário apaixonado por Jesus Cristo. Enquanto ele era o velho Saulo, ele perseguia os cristãos porque, no seu entender, os cristãos não cumpriam à risca a antiga lei de Moisés. Ele estava fazendo exatamente o contrário do que Deus queria que fizesse. Por causa disso, Deus interveio, cegou temporariamente os seus olhos e depois lhe deu uma nova visão. Uma vez renomeado Paulo, ele passou a testemunhar a sua experiência de conversão. Assim, fez três viagens missionárias para representar Cristo, orientou jovens ministros, incluindo Timóteo, e escreveu muitas das Epístolas no Novo Testamento.

O que Deus precisava fazer acontecer em cada uma dessas vidas era tudo parte do Seu perfeito plano. Hoje nós temos a certeza disso porque conhecemos a história, mas na época, Jacó, Jesus e Paulo passaram por lutas terríveis para saber se estavam realmente fazendo a vontade de Deus. Como não temos a capacidade de conhecer o futuro, há momentos que temos dificuldades de entender e aceitar alguns acontecimentos atuais como sendo parte do plano de Deus para nós.

O segredo para saber se nossos planos estão encaixados na vontade de Deus se divide nos passos a seguir. a) confiar plenamente na capacidade de Deus em prover o melhor para nós; b) não insistir naquilo que não está dando certo; c) tentar conciliar aquilo que queremos com aquilo que Deus está oferecendo para nós em forma de ‘oportunidades’; e d) aproveitar todas as oportunidades que aparecem para nós, desde que, ao aproveitá-las, não percamos a paz de espírito. Deus sabe exatamente o que precisamos e colocará à nossa disposição aquilo que Ele quer que usufruamos. Esse é o grande segredo.

9 comentários :

  1. Antonio Basile14 janeiro, 2012

    Valeu amigo. Feliz 2012, com muita saude e paz paea vc e familia;
    abs.

    ResponderExcluir
  2. Jader Sathler da Silva14 janeiro, 2012

    Temos prazer em ler mensagens como a que acabamos de absorver. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. O texto é muito bom, e serve muito bem para o momento em que estou passando. Realmente é difícil entender o que faz parte da vontade do Senhor e o que não faz, acho que esta é uma das grandes batalhas que nós, cristãos, passamos.
    Obrigada pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Kesser Romualdo da Silva14 janeiro, 2012

    Lendo seus Devocionais, estou tendo uma nova vizão do que representa ser Cristão de verdade, você vem sendo mais um canal de bençãos de Deus em minha vida, continue com esta força de ganhar almas para Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Querido irmão Kesser Romualdo da Silva, muito obrigado pelas suas palavras abençoadoras. Palavras como essas nos dão forças para continuar lutando em prol do Reino de Deus. O irmão sabe que no campo missionário nós enfrentamos muitas lutas e por isso precisamos muito da cobertura espiritual do irmão. Que Deus te abençoe! Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Rosana Teixeira15 janeiro, 2012

    Fiquei tocada com a passagem do Devocional que diz "Como não temos a capacidade de conhecer o futuro, há momentos que temos dificuldade de entender e aceitar alguns acontecimentos atuais como sendo parte do plano de Deus para nós". Em muitos momentos tal pensamento aparece no meu coração. Eu procuro fechar os olhos e orar, pedindo a Deus paciência e sabedoria para esperar o Tempo de Deus. Procuro também pensar nas coisas boas que Deus já ofereceu e oferece todo dia ... penso nas singelas coisas como o nascer do Sol, o canto dos pássaros, o sorriso de um filho, a flor que aparece de repente no jardim, o cobertor quentinho em um dia de chuva ... parecem pequenas coisas, mas, na realidade, são muito grandes.

    ResponderExcluir
  7. obrigado pelas palavras,é q hj está tão díficil,q precisei ouvir algo dos lábios de deus,para amenizar as pancadas da vida.

    ResponderExcluir
  8. Confiar que Deus tem sempre o melhor para nós esse é o segredo.
    Amo Jesus.

    ResponderExcluir
  9. O texto é muito bom, esta claro e nos orienta a tomar decisões importantes na vida. Deus te abençoe irmão!

    ResponderExcluir