sábado, 17 de dezembro de 2011

É permitido, mas…

Alguns dizem assim: “Podemos fazer tudo o que queremos.” Sim, mas nem tudo é bom. “Podemos fazer tudo o que queremos”, mas nem tudo é útil. (Coríntios 10:23-24)

Provavelmente toda pessoa já teve um encontro hostil com outra. Na maioria das vezes esse encontro é inevitável. As pessoas têm dias bons e dias ruins influenciadas por decisões certas ou erradas que tomaram. São as alterações de humor. Como exemplo, cito a seguir algumas decisões que as pessoas tomam e que geram desequilíbrios emocionais.

Assistir a filmes de terror, suspense, violência e sexo geralmente influencia o subconsciente. Sem perceber, a pessoa tem o seu senso de humor alterado pela produção excessiva de adrenalina. Essa produção excessiva em um momento certamente faz falta no momento seguinte. 
Drogas matam!

Segundo o Psiquiatra Dr. Julio Cardoso, ingerir bebida alcoólica ou outras drogas também causa perturbação do humor, uma vez que no momento da ingestão da droga há uma expansão no humor (excesso de alegria), mas horas após há o predomínio do humor depressivo (excesso de tristeza). As drogas químicas promovem libertação maciça de serotonina e posterior depleção delas.

O desequilíbrio na produção da substância serotonina é a característica essencial do transtorno do Humor Induzido por Substância (HIS), perturbação proeminente e persistente do humor, considerada como decorrente dos efeitos fisiológicos diretos de substância existentes principalmente em drogas e álcool. Dependendo do contexto no qual os sintomas do HIS ocorrem, a perturbação pode envolver humor depressivo ou acentuada diminuição do interesse ou prazer; ou humor eufórico, expansivo ou irritável. 

Diante disso, temos a seguinte questão: será que convêm ao ser humano alterar o seu fisiologismo com drogas e adrenalinas? Certamente não. É isso que a Bíblia quer mostrar.

O transtorno do humor nos prejudica cumprir o mandamento de Deus de sermos luz para o mundo. Ele disse que somos a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. “Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz” (I Pedro 2:9). Uma pessoa que está bem em um dia e em outro está má, não pode ser bênçãos para ninguém, nem para si mesma. Então, o equilíbrio natural do corpo e mente não deve ser afetado por nenhuma substância química.
On line predador

Por outro lado, aquilo que o olho vê, o coração deseja. E isso também altera o humor. Devemos ter cuidado com o que colocamos diante dos nossos olhos. “Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará.” (Salmos 101:3). Na categoria de “coisa má” inclui tudo aquilo que altera os nossos sentimentos, tais como: cenas de violência, pornografia e outras similares.

Enfim, todos nós temos a própria perspectiva sobre o que é benéfico ou sobre o que deveria ou não fazermos. Que Deus nos ajude a manter o equilíbrio emocional para sermos bênçãos nas vidas das pessoas que nos rodeiam. Vamos evitar tudo que possa alterar o regular funcionamento do nosso corpo e alma. Façamos isso e seremos surpreendidos pelo o quanto Deus nos usará para ajudar as pessoas.

Tudo pode ser permitido, mas nem tudo convêm. Como está o cuidado com o seu corpo? Você tem procurado manter o equilíbrio fisiológico e mental? O que você anda ingerindo ou colocando diante dos seus olhos? Procure auxílio na Palavra de Deus e seja um abençoador!