sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Verdade em amor

Falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. (Efésios 4:15) 

É preferível ouvir os críticos aos bajuladores. Os críticos corrigem, os bajuladores corrompem (Santo Agostinho). O que você prefere ouvir: Crítica (construtiva) ou bajulação? Correção ou elogio? As duas coisas?
Um dos maiores desafios do homem é falar a verdade em amor. Geralmente, as pessoas sentem dificuldade em corrigir ou em criticar construtivamente com medo de serem mal interpretadas. Então, escondem a verdade e acabam praticando a mentira em nome do amor. Isso é exatamente o contrário do que está escrito na Bíblia. 

O amor começa onde acaba a mentira. Para que haja crescimento em qualquer área da vida, a pessoa precisa saber o que há de errado em suas atitudes. Só assim ela poderá reconhecer a sua falha e procurar a devida correção. Se uma pessoa ama alguém, ela não pode esconder desse alguém a verdade, sob pena de prejudicá-lo. É preciso falar a verdade, mas em amor. 

Há pouco tempo um amigo compartilhou comigo a sua luta para falar a verdade em amor. Ele precisava dizer para sua filha adolescente que o namoro dela não era ideal naquele momento, pois estava atrapalhando os estudos. Mas o meu amigo não tinha a coragem de dizer a verdade com medo de ofender a sua filha apaixonada. 

O amor é dependente de uma atitude. O amor é uma ação, não um sentimento simplesmente. É impossível amar sem agir. Sem dúvida, a preocupação do meu amigo nascia do amor, mas a sua falta de atitude não demonstrava o amor para com a filha. 

Existem pessoas que são verdadeiros amores, mas escondem a verdade. Outras, falam a verdade, mas não demonstram o amor. É preciso equilíbrio. As pessoas tendem a ver a verdade e o amor como forças opostas, difíceis de serem conciliadas. A falta de um equilíbrio entre as duas forças pode ser fatal, porque ao esconder a verdade em nome do amor provoca-se estagnação no crescimento espiritual e material da pessoa amada. Por outro lado, se palavras são ditas rudemente em nome da verdade, os corações amados podem ser ofendidos, causando rupturas de amizades com cicatrizes irreparáveis. 

A Bíblia diz que o Senhor é Deus e que as suas palavras são verdade (2 Samuel 7:28); que a verdade deve ser dita porque não se pode fazer nada contra a verdade, mas somente a favor da verdade (2 Coríntios 13:8); e que quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor (1 João 4:8). Deus é amor e, Sua palavra, a verdade. À medida que crescemos em nosso relacionamento com Deus, nós crescemos também em nossa capacidade de abordar os desafios da vida com a verdade em amor. 

Jesus Cristo demonstrou essas duas características. O amor de Cristo nos salva (Romanos 5:8), mas também nos constrange (2 Coríntios 5:14). Suas expressões da verdade são ao mesmo tempo misericordiosas e justas. Ele jamais comprometeu a verdade e, mesmo assim, nunca deixou de amar. 

Quando você estiver na dúvida entre criticar ou bajular, pense no que seria melhor para o aperfeiçoamento do caráter da pessoa, uma vez que você a ama e quer o melhor. Respire fundo antes de falar. Permita que Deus direcione as suas palavras para que seja dita a verdade em amor. Ofereça-se para abençoar!

Você tem dificuldade em criticar ou corrigir? Ou você tem dificuldade em bajular ou elogiar? Você consegue falar a verdade em amor? Ore a Deus para que você seja temperado e equilibrado nessas duas virtudes. 

7 comentários :

  1. Obrigado pelo post, foi muito construtivo.
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. O problema que as pessoas que tem o habito de exortar,muitas vezes não entendem um princípio básico...Exortar no grego significa encorajar...É vc dizer uma verdade encorajando,mostrando pra pessoa que apesar de,ela pode...É como ver a pessoas aos olhos de Deus,com muito amor...Na verdade o amor vem puro de Deus,mas passa pelo homem...e esse é o problema!!! Pq quando queremos falar algo em nome dEle,seja exortação,seja outra coisa,esse amor que vem puro passa pela nossa personalidade,nosso jeito de interpretar as coisas...mas toda atitude de se falar uma verdade a alguém,deve ser adocicada como Jesus faria conosco...com uma dose de motivação,pq devemos ver as pessoas pelos óculos de Cristo!!! ver aquilo que ela pode se tornar!!é bem diferente...sendo assim,não haveria medo de se falar a verdade...Se não falarmos em amor,é melhor não falarmos... ;) abraço

    ResponderExcluir
  3. Excelente o complemento do anônimo acima. Veio na dose certa. É isso mesmo, bênçãos sem fim! Muito obrigado e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM, LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  5. Fabiano P. Marins18 outubro, 2011

    A VERDADE É QUE O AMOR DE MUITOS TEM SE ESFRIADO, MAS GRAÇA AO ESPIRITO SANTO DE DEUS
    QUE TEM GEMIDO POR NÓS COM GEMIDOS INESPREMIVEIS, AINDA TEMOS A GRANDE OPORTUNIDADE
    PELA MISERICÓRDIA DE ALCANÇARMOS O REINO DOS CÉUS, FALANDO DE CRITICAS, CREIO QUE AS CONSTRUTIVAS DEVEM SER FEITAS NO TEMPO CERTO PARA QUE DEPOIS SE POSSA COLHER O FRUTO DE UM PLANTIO REALIZADO
    EM TEMPO AGRADAVEL, CLARO QUE AS CRITICAS DESTRUTIVAS SOMENTE DESTROEM, MAS EXISTEM MOMENTOS EM
    QUE O PROPRIO SILENCIO, TORNA-SE A CRITICA MAIS SINCERA...
    CREIO QUE O SER HUMANO TEM SIDO COLOCADO EM SEGUNDO PLANO, POR ISSO ESSA FALTA DE AMOR TEM
    CERCADO O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE ESTAMOS CADA VEZ MAIS CEGOS, PRECISAMOS QUE
    A MISERICORDIA DE DEUS ESTEJA SEMPRE SOBRE A NOSSA VIDA PARA QUE NÃO VENHAMOS A SER CONSUMIDOS

    ResponderExcluir
  6. Fernando Conde18 outubro, 2011

    GOSTEI MUITO DO ARTIGO; E COMO VC SABE EXISTE A VERDADE EM AMOR. QUANDO NO ANO DE 2008 NA CIDADE DE PATOS DE MINAS O 'ETERNEL' ME MOSTROU EM SONHOS O DEPLORÁVEL QUADRO DA IDOLATRIA CATOLICA ROMANA COM SUAS PROCISSÕES E CANTICOS E EXALTAÇÃO AO ''DEUS GENÉRICO''. O 'ETERNEL' FALOU COMIGO ASSIM: ''EU NÃO ESTOU NO MEIO DELES''.
    DIA 12 DE OUTRUBRO - DIA DAS CRIANÇAS - PUDE OBERVAR QUA O inimigo ESTÁ DE NOVO MINANDO AS ENERGIAS DO POVO BRASILEIRO, BEM COMO, E ESPECIALMENTE DAS NOSSAS CRIANÇAS, É MUITO SUTIL A ACOPLAGEM da ''nojenta aparecida'' ser exaltada ''demônios'', encucando na CABEÇA DAS NOBRES CRIANÇAS BRASILEIRAS O EMBUSTE DA MENTIRA COM CHANCELA DA LEI DO BRASIL QUE DIZ: 12 DE OUTUBRO = DIA DA PADROEIRA DO BRASIL, OLHA MEU QUERIDO ELBEM; TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO E NÃO ACEITA NENHUMA INGERÊNCIA dessa filaninha, ordinária aparecida e outras quantas misturadas com a VERDADE DO SENHOR.
    OBSERVAÇÃO SÉRIA; QUANDO SE É ''PROFETA'' E SE TEM REVELAÇÃO A VERDADE DEVE SER DITA DURAMENTE PARA QUE HAJA CURA DO POVO. - É MAIS QUE A VERDADE EM AMOR - É A PURA VERDADE - QUE QUANDO SE FALA LIMPAMENTE SE SUBVERTE EM DESAMOR. É COISA DO CAPETA REQUERER AMOR ONDE NÃO CABE. A VERDADE É A VERDADE.

    ResponderExcluir
  7. Fabiano Marins19 outubro, 2011

    BOA NOITE ELBEM.
    OBRIGADO PELO ENTENDIMENTO, PRECISAMOS CADA VEZ MAIS DE PESSOAS ASSIM COMO VOCE QUE PREGUE
    O AMOR INCONDICIONAL E A VERDADE QUE É JESUS CRISTO E ESTE RESSUCITADO.
    ABRAÇOS,
    QUE A PAZ DO SEHOR ESTEJA CONTIGO.

    ResponderExcluir