sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Saia da caverna

Ele entrou numa caverna para passar a noite, e, de repente, o Senhor Deus lhe perguntou: — O que você está fazendo aqui, Elias? (1 Reis 19:9) 

O grande homem Elias foi declarado inimigo número um da família real de Israel pelo fato de ter sido zeloso com as coisas de Deus. Naqueles dias, o povo de Israel estava afastado do caminho do Senhor e adorava o deus deste mundo. Após provar que Deus é superior a qualquer outro deus, Elias passou a ser perseguido e entrou em crise depressiva, se tornando um fugitivo. Mesmo assim, Deus não o abandonou e diariamente mandava um corvo levar alimento para o seu servo. 

Como pode um homem que havia acabado de experimentar o maravilhoso poder de Deus se tornar escravo do medo a ponto de entrar em crise e pedir a morte? (1 Reis 19:4) Sentir medo é uma coisa, ser escravo do medo é outra bem diferente. Não se pode ter medo da crise. 

A crise nasce exatamente em momentos de grande euforia e bonança. Nesses momentos, o homem acha que está tudo bem e acaba se descuidando. Entretanto, quando a crise aparece, não se pode fugir, mas enfrentá-la com coragem e determinação. A fuga não resolve a crise. 

Elias estava tão revoltado que disse assim: — Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, eu sempre tenho servido a ti e só a ti. Mas o povo de Israel quebrou a sua aliança contigo, derrubou os teus altares e matou todos os teus profetas. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar! (v. 10) Por causa dessa revolta, Elias estava escondido em uma caverna. 

Não é se revoltando contra Deus e se afastando dele que resolvemos nossas crises. Não é culpando as pessoas que encontraremos solução para os nossos problemas. 

A crise não é um mal em si, porque por meio dela nós crescemos em todos os aspectos. Estar na caverna por um momento também é bom porque nos faz refletir nossos atos e nos faz enxergar o mundo de maneira diferente. Na caverna, repensamos nossas atitudes e mudamos de vida. Foi na caverna que Elias teve uma profunda experiência com Deus. Então, a crise não é o fim, mas pode ser o prenúncio de um milagre, o começo de uma mudança. Momentos de crises são momentos ideais para nos aproximarmos do Altíssimo, porque é ele quem nos dá força. 

"Quando olhamos para Deus, nós nos enchemos de esperança, e aí saímos da caverna. Não podemos ficar na caverna o resto da vida. Ficar na caverna é alimentar a crise, é ficar remoendo a revolta. Isso não vai resolver e nem mudar as coisas." (Pr. Edson Lôbo)

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progresso. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’. 

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. 

É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la." (Albert Einstein) 

Portanto, saia da caverna, porque aí não é o seu lugar. Que fazes aí, pergunta o Senhor. Saia e põe-te de pé perante o Deus Todo-Poderoso, porque ele vai te dar um novo começo, uma nova tarefa, um novo talento, um novo ministério, uma nova vida. Faça isso e seja uma bênção!

10 comentários :

  1. Marcia Galdino08 outubro, 2011

    Muito bom! Impecável!

    ResponderExcluir
  2. Elvis Sardinha08 outubro, 2011

    Amem obrigado essa palavra caiu como uma luva p/ mim !! Deus abençõe

    ResponderExcluir
  3. Deusmanil Modesto Faria08 outubro, 2011

    Elbem, que linda mensagem. Que nosso Papai do céu continue te iluminando cada vez mais. Que você continue sendo bênção na vida de milhares de pessoas como está sendo para mim.
    Um grande abraço e tenha um final de semana abençoado.

    ResponderExcluir
  4. Fernando Conde08 outubro, 2011

    GOSTEI E LHE ENVIO OUTRO PENSAMENTO: A DEPRESSÃO DE ADÃO: "ONDE ESTÁS ADÃO?" ONDE ESTÁS? DE FATO SEM A PRESENÇA DO SANGUE DE JESUS, NUNCA HAVERÁ APROXIMAÇÃO COM """DEUS""", AS PELES NÃO ERAM PARA COMBIR A NUDÊZ DO CORPO, E SIM PARA OFERECER COBERTURA DA ALMA E DA VIDA QUE ESTAVA EM RISCO DE SE PERDER TOTALMENTE. O ''ETERNEL" SEMPRE TEM AS CARTAS NA MANGA PARA NOS LIVRAR E NOS SALVAR! - FCONDE-servo- SHALOM 'ADONAI'' -comentários de Gen.3:21 mais precisamente.

    ResponderExcluir
  5. Diogo Freitas08 outubro, 2011

    Perfeito Elbem!!!

    Esse Devocional caiu como uma benção em minha vida. Senti que Deus está proximo de mim!!! :) Estou passando por uma crise, mas tudo vai dar certo.
    Que Deus Abençoe você e sua família, Tenha um ótimo Fds.

    ResponderExcluir
  6. muito boa a menssagem que Deus abençoe amem!!!

    ResponderExcluir
  7. Ayrton Landim Fialho10 outubro, 2011

    É muito fácil criticar Elias, vejo isso frequentemente da boca dos pastores, mas admiro em muito a vida deste servo e se fosse eu não somente teria medo da perseguição, mas até daria gritos silenciosos de horror!

    ResponderExcluir
  8. Devocionais vocês são uma benção, realmente Deus sabe como falar com os seus escolhidos,continue com esta perseverança,Deus é com vcs.

    ResponderExcluir
  9. Que Deus, ricamente abençoe a todos que, por ELE foram usados para criar este blog. Estou maravilhado, amei o projeto de vocês... Continuem assim...

    Pr. Evandro Castro
    prjardel7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ao ler esse devocional me lembrei da música do Fernandinho: Uma Nova História

    Sai de tua tenda
    Oh filho meu, e te mostrarei as estrelas do céu
    Sai de tua tenda
    Oh filho meu, e te mostrarei a areia do mar

    Será que podes contar
    Será que podes imaginar
    Tudo aquilo que sonhei para ti filho meu
    O que minhas mãos fizeram para ti filho meu
    Minha benção será sobre ti

    Uma nova história Deus tem pra mim
    Um novo tempo Deus tem pra mim
    Tudo aquilo que perdido foi
    Ouvirei de sua boca: "Te abençoarei!"

    ResponderExcluir