terça-feira, 1 de novembro de 2011

Que tentação!

Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo (Gênesis 4:7).

Certo dia o meu pastor disse no meio do sermão que ela gosta muito de uma coca-cola bem geladinha. Acho que muita gente gosta, inclusive eu. Beber coca-cola parece até um vício. Eu tenho um amigo que não almoça sem uma garrafa de coca-cola do lado. Um colega de trabalho passa o tempo todo com uma latinha de coca-cola na mão. Ele disse que não consegue imaginar a vida sem coca-cola. Realmente, para muitos, a coca-cola é uma tentação irresistível.

Quando a minha filha foi ao dentista pela primeira vez, ela foi aconselhada a evitar coca-cola se quisesse ter boa saúde bucal. Na verdade, a coca-cola faz mal para os dentes. Ela possui o pH muito ácido e pode causar erosão dentária caso a pessoa descuide da higiene. A maioria das pessoas não gosta muito de ir ao dentista. O pior momento da consulta é quando o dentista informa que existem algumas cáries que precisam ser tratadas. Quando ele liga aquele aparelhinho então, o medo toma conta de vez. Nesse momento, toda pessoa se arrepende de não ter cuidado dos dentes, principalmente evitado a coca-cola. Que “pecado” delicioso e ao mesmo tempo custoso é tomar coca-cola!

Pois é! Os outros pecados funcionam da mesma forma. Em todo momento somos tentados, e é muito fácil encontrar uma desculpa para justificar quando caímos em tentação. Dizemos a nós mesmos que não é tão ruim o pecado, pois podemos orar e pedir perdão a Deus e pronto, está tudo bem! Mas não é assim que a Bíblia explica o perdão de Deus. Se pedimos perdão, Deus é fiel e justo para nos perdoar, mas o pecado tem as suas consequências e mesmo depois de perdoado, ele é um problema para nós (e para outros).

O pecado lentamente corrói a nossa personalidade até chegar o momento que temos um problema sério para ser resolvido. É verdade que, por causa da cruz de Cristo e a graça de Deus, nós podemos ser libertos do pecado, mas a luta não termina aí, pois as consequências virão e teremos que enfrentá-las.

Se toda pessoa pensasse na consequência antes de pecar, certamente evitaria o pecado. Todos os dias somos tentados, mas também todos os dias Jesus Cristo nos chama para resistir à tentação, abandonar o pecado e viver de acordo com a Sua Palavra. “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Se rejeitamos a essa convocação, somos obrigados a enfrentar as consequências da nossa desobediência.

Que possamos pedir a Deus todos os dias que não nos deixe cair nas irresistíveis tentações! Que possamos pela graça de Deus vencer o pecado.

4 comentários :

  1. Obrigada por suas palavras sempre bem colocadas, fazendo toda diferença em nosso dia.
    Que o Senhor possa nos ajudar diante desse desafio tão brutal.

    ResponderExcluir
  2. Fabiano Marins02 novembro, 2011

    BOA TARDE ELBEM,
    NÃO HÁ DUVIDA QUE O PECADO É A CAUSA DO SOFRIMENTO HUMANO DESDE OS PRIMORDIOS DA NOSSA
    NATUREZA EM CONTRA PARTIDA, JESUS É AQUELE QUE VENCEU O PECADO E O MUNDO...
    O PECADO MANIFESTA-SE DE DIVERSAS MANEIRAS E CREIO QUE QUANDO NOS DESCUIDAMOS DAMOS MARGEM
    A ESTE PROBLEMA EMBLEMATICO QUE INSISTE A NOS ACOMPANHAR, TODAVIA, TEMOS QUE TER CUIDADOS AO
    QUE CHAMAMOS DE PECADO...

    ResponderExcluir
  3. Paulo Sergio04 novembro, 2011

    muito obrigado. Deus nos alerta cada dia para que abrimos os nossos olhos e fujamos
    do pecado.

    ResponderExcluir
  4. Pr. Sergio Fernandes15 novembro, 2011

    Toda ação causa uma reação. As consequencias de nossos atos sempre nos acompanham. Esaú descobriu isso dois capítulos depois de trocar seu direito de filho mais velho por um prato de lentilhas (Gn 25.29-34). Numa ação arquitetada por Rebeca e Jacó, ele perde a benção de Isaque para seu irmão e fica profundamente magoado pelo golpe que recebeu.

    Medite neste texto e procure ser racional diante de cada atalho quea vida lhe oferecer. Algumas decisões que tomamos refletirão por toda nossa vida. Não troque o lindo projeto que Deus tem reservado para você por prazeres passageiros. Talvez não exista outra oportunidade para você!

    Que Deus nos ajude a tomar a decisões certas!

    ResponderExcluir