segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Força!

Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. (1 Tessalonicenses 5:16-18) 

Ó Pai Celestial, como é difícil pôr em prática esses mandamentos. Pai, eu vivo num mundo cheio de injustiça, violência, estresse e muita competição. Não dá para ficar alegre o tempo todo. É muito difícil orar continuamente. Dar graças em todas as circunstâncias então, isso é mais complicado ainda! Como é possível cumprir à risca o que Tu queres! 

Ó Senhor, eu quero ler a Tua Palavra e seguir todos os Teus mandamentos, mas está muito complicado. Tem hora que penso em pular alguns trechos. Ó Senhor tenha misericórdia de mim e me ajuda! 

Quando eu estava estudando para o concurso público do meu atual emprego, eu não parei de trabalhar. Pelo contrário, sustentava minha família de três filhos com muita dificuldade e ainda contribuía com os trabalhos do Reino de Deus. Às vezes, ficava até altas horas prostrado em cima dos livros. Na verdade, todo tempo disponível era empregado nos estudos, porque eu queria mesmo este emprego. 

Já percebeu que quando queremos algo de verdade, nós lutamos até o fim? Já notou também que quando temos muito tempo disponível, acabamos por não utilizá-lo corretamente? Parece engraçado, mas é verdade, quando a vida é muito fácil, nós ficamos estagnados e não crescemos. E se não crescemos, não nos preparamos para o pior. Então, quando vem a tempestade, desabamos. É por isso que existe aquele ditado: “a vida mansa mora em prato raso”. 

Acredito que Deus convenientemente colocou na Sua Palavra alguns conselhos difíceis de serem seguidos para nos dar a oportunidade de crescermos na vida espiritual. Nós só avançamos quando passamos por dificuldades e enfrentamos barreiras. 

Mas para passamos por momentos difíceis e sairmos bem, temos que ter força espiritual suficiente para não perder o senso de humor e a alegria. Existem pessoas que ficam emburradas quando estão muito atarefadas ou estressadas. Outras ficam estúpidas quando não conseguem o que querem. Mas a Bíblia ordena que devemos estar sempre alegres, até mesmo em momentos de perda. Complicado, não? 

Preste bem a atenção nas frases a seguir. Estejam sempre alegres; orem sempre; e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Essas três frases foram as recomendações finais de Paulo aos tessalonicences após instrui-los sobre como viver a vida cristã. O povo de Deus não pode ser movido pelas circunstâncias da vida porque sabe que vive aqui temporariamente. Ele sabe que existe uma vida eterna muito melhor do que qualquer coisa boa que este mundo possa oferecer. Então, independentemente de lograr êxito em seus sonhos materiais, o cristão tem a consciência de que está construindo uma vida espiritual de futuro e que essa será devidamente galardoada no céu. 

Quando a vida não vai bem, o cristão não deve perder a esperança e nem a fé, pois tem dentro de si a fonte da força espiritual que lhe capacita passar ileso pelos momentos de frustrações. O cristão sabe que com a força que Cristo lhe dá, ele pode enfrentar qualquer situação (Filipenses 4:13). Por isso, ele procura estar sempre unido com Cristo. 

Como está a sua alegria? Você consegue dar graças a Deus em todas as ocasiões? Você está unido com Cristo? Quem é a sua fonte de forças para os momentos de dificuldades? Não fique triste, mas alegre-se no Senhor. A alegria que o Senhor dá fará com que você fique forte. Tenha a força em Cristo!