sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Como Construir Uma Vida

Que se cumpra em mim conforme a tua palavra. (Lucas 1:38) 

Muitos sabem como é construída uma vida cristã. Alguns, só na teoria. Acontece que essa construção se fundamenta em uma fé prática, não teórica. 

Quando o anjo Gabriel chegou para Maria e disse “você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus”, ela achou que não era possível, pois era virgem. Mas diante da palavra do anjo, que continuou dizendo que “para Deus nada é impossível”, Maria – com sua perfeita compreensão das Escrituras e sua disposição de obedecer a Deus – colocou em prática a sua fé e respondeu: “— Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!” A partir daquele momento, ela ficou grávida e passou a viver uma vida de futura mãe. 

É normal crer, pois muitos crêem. A Bíblia diz que até o Maligno crê e estremece. Crer é fundamental, entretanto, o mais importante mesmo é saber o que fazer com a crença; é saber como utilizar a fé para construir uma vida cristã. 

Não somos fortes o suficiente para colocar em prática a fé. Por isso, precisamos continuamente buscar o Espírito Santo para que Ele, não nós, seja a força de Deus que nos impulsiona a agir como um cristão autêntico. Jesus Cristo prometeu que o Seu agente de poder, o Espírito Santo, seria enviado a todos que O buscassem. Foi isso que Ele quis dizer quando subiu aos Céus: “— Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês.” (João 14:18) 

Em Atos 2 não encontramos o relato de uma reunião de homens fortes, capacitados e arrogantes. Pelo contrário, naquela ocasião os que se achavam fracos – e eram vistos como tais – foram cheios do Espírito Santo a ponto de passarem a dizer com ousadia: “— Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo.” (Atos 2:38) Naquele dia quase três mil se juntaram ao grupo dos seguidores de Jesus. 

A ideia assustadora de entregar seu corpo virgem como instrumento para a operação do Espírito Santo podia muito bem ser mal compreendida, mas a confiança irrestrita de Maria agradou o coração de Deus. Por causa disso, foi agraciada. Da mesma forma, nós também precisamos acreditar na promessa do enchimento do Espírito Santo e doar nosso corpo para ser cheio do poder de Deus a fim de que coloquemos em prática a nossa fé. 

A palavra de Deus para nós é esta: “Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.” (Atos 1:8) 

Entretanto, é preciso dizer como Maria: “Que se cumpra em mim conforme a tua palavra”. Para dizer isso com convicção, é preciso compreender a Palavra de Deus e ter disposição para obedecê-la; é preciso andar com Cristo, apregoar os Seus feitos e viver aquilo em que se acredita. Após sua experiência fantástica, Jó disse a Deus que “antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora de contigo andar”. 

Você está confiante na sua própria energia, inteligência, persistência, carisma e talento para apresentar a vida cristã como atrativo para seus amigos e familiares? Seja espontâneo e diga para Deus agir em sua vida conforme o Teu querer. Busque ser cheio do Espírito Santo e assim você será usado por Deus. É assim que se constrói a vida cristã.