quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Relaxe!

Confie no Senhor de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. (Provérbios 3:5-6) 

Nas férias passadas viajamos de carro próprio. Havíamos decidido realizar a viagem na última hora e, por causa disso, não encontramos passagens aéreas com preços razoáveis para o nosso bolso. A vontade de ir à praia era muito grande. Por outro lado, não queríamos desperdiçar nossas férias em casa, de bobeira. Então, nos deslocamos por aproximadamente 1.200 km – cerca de 16 horas – em uma estrada muito movimentada. Durante o trajeto, não paramos para descanso. 

Eu comecei dirigindo o veículo. Após algumas horas no volante, fiquei extremamente cansado e sonolento. Evidentemente, fizemos uma parada técnica e aproveitei para passar o volante para a minha esposa. Fui para o banco do carona tirar uma soneca. Mesmo sabendo que minha esposa é uma boa motorista, eu não estava conseguindo me relaxar e dormir. A noite já havia chegado e os faróis dos veículos opostos não nos eram nada agradáveis! 

O problema de enfrentar uma estrada é que precisamos dirigir para nós mesmos e para os outros motoristas. A atenção deve ser redobrada quando se tem à sua frente uma rodovia em péssimo estado de conservação. 

A única saída que encontrei para relaxar foi orar assim: Deus, preciso confiar em Ti. Sei que tanto faz eu ou minha esposa dirigir, se o Senhor não guardar... Agora, entrego este veículo nas Tuas mãos. Conceda-me a graça de confiar em Ti! Amém! 

A partir daquele momento eu pude relaxar e cochilar um pouco. Engraçado como temos a tendência de achar que quando estamos no volante ou no controle da situação a nossa vida parece estar mais segura, não é mesmo? Puro engano. 

A verdade é que se não confiarmos no nosso Pai Celestial, não encontraremos o caminho certo para nossas vidas. Ele conhece os nossos medos e as nossas fraquezas muito melhor do que cada um de nós. 

Seja qual for a aventura na qual entramos: uma viagem, uma entrevista de emprego ou uma prova de concurso público, Deus quer ter a liberdade de mostrar o quanto Ele cuida de nós. Se ficamos focados nos nossos medos, perdemos a chance de ver o milagre. Com o medo, temos a tendência de não lembrarmos da promessa do Pai e de tentarmos resolver as coisas da nossa maneira. 

A Bíblia narra que quando chegou a hora de os hebreus conquistarem a terra prometida, Deus escolheu Josué, homem destemido, para liderar aquele povo na batalha. Ele disse assim a Josué: ‘Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for’. (Josué 1: 5-7) 

O medo e a preocupação indicam que nós não acreditamos nas promessas divinas. Se não acreditamos em Deus, tendemos a achar que somos capazes de resolver as coisas melhor do que Ele. Mas quando tomamos a decisão de confiar plenamente na Bíblia – mesmo quando tudo parece dar errado – encontramos a paz para relaxar e descansar, na certeza de que Ele está no controle de tudo. 
Como está sua vida hoje? Ela está uma loucura? Você tem que confiar em Deus e ter a certeza de que Ele está no controle de tudo. Confie e descanse nas promessas escritas na Sua Palavra! Lembre-se que o Senhor do universo, que controla o vento e os mares, nos chama para entregarmos todas as preocupações a Ele, pois Ele cuida de nós. Portanto, relaxe!

6 comentários :

  1. Claudia Gomes Lima04 agosto, 2011

    Olá, pessoa ungida por Deus!!!!Gostaria de agradecer pelos devocionais encaminhados a cada dia, saiba que tenho me fortalecido muito com as direções que o Senhor Jesus tem dado a vc. Leio seus escritos sempre que tenho oportunidade, me edifico a cada leitura, não posso deixar de mencionar que o devocional de nº 125, falou muito ao meu coração, pois tratou também da confiança que devemos ter em Jesus, em todos os momentos da nossa vida. Parabéns pela iniciativa, que Deus o abenções nesse trabalho evangelistico.

    ResponderExcluir
  2. Marcos Cassiano Lopes04 agosto, 2011

    Obrigado Irmão Elbem pelas msgns... vc está transmitindo as palavras do próprio Deus... continue deixando ele te usar...

    ResponderExcluir
  3. Pr. Sergio Fernandes04 agosto, 2011

    Minha sugestão é a de que você reserve ao menos vinte minutos para a leitura da Bíblia Sagrada e outros vinte minutos para a oração. A comunhão com o Espírito Santo pode ser praticada ao longo do dia.

    Peça a ajuda dEle antes de executar tarefas, diante de tomadas de decisões e em situações semelhantes. Ao longo do dia, diga para Ele: "Espírito Santo, me ajude a glorificar a Cristo". Faça disso uma "lei graciosa", e persevere em praticar essas disciplinas.

    Você notará uma profunda transformação em sua maneira de pensar e de agir. Quando nos empenhamos em crescer na fé, Deus nos fornecerá todos os recursos necessários para alcançarmos este objetivo!

    ResponderExcluir
  4. Edna
    Graça e Paz. Obrigada por essa palavra maravilhosa. Eu estava fazendo a minha devocional diária, quando vi seu texto. Eu pedia a Deus uma palavra, pois estou aflita por causa de um concurso público que vou fazer domingo dia 14/08/11, preciso muito passar e não estou conseguindo me concentrar nos estudos, por mais que eu leia não assimilo nada, já orei, já li a Bíblia. Preciso tanto passar, pois sou muito perseguida no trabalho, acho que a ansiedade está atrapalhando. Mas quando li essa palavra entendi que Deus quer que eu relaxe, que confie Nele, pois a vontade é Dele e que se eu não for aprovada creio que Ele suprirá as minhas necessidades, com certeza Ele terá algo melhor para mim. Não sei porque mas depois que li essas palavras estou com a essa certeza em meu coração, de que algo muito bom vai acontecer. Eu devo apenas confiar Nele. Que O Senhor Jesus te abençoe e realize os desejos do seu coração. Paz.

    ResponderExcluir
  5. Luis Eduardo Figueroa Núñez09 agosto, 2011

    Obrigado por esta leitura, obrigado por todo quanto nosso Soberano Deus tem dado para você, para assim mesmo repartir todas essas experiencias para todos nos, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Edneide Dias de Brito13 outubro, 2012

    Muito Grata pela resposta. Devo lhe dizer que a sua mensagem me fez compreender o que o Espírito Santo estava querendo me dizer quando eu buscava algo sobre preocupação cotidiana que se observa no meio do povo de Deus no mundo contemporâneo.Veio uma frase na minha mente que dizia: Procurando Caminhos e Encontrando Barreiras. Anotei a frase e comecei a meditar. O medo foi a primeira barreira que veio em minha mente para anotar. Agora com sua mensagem, vejo que estou no caminho certo. Graças a Deus e ao Espírito Santo que o Senhor Jesus nos prometeu podemos fazer a obra do Senhor sem medo de errar. Amem?
    Abraços Fraternos, Edneide

    ResponderExcluir