segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Montanhas e Caminhos

Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. (Jeremias 29:11)

Você conhece alguém que se formou recentemente e está subempregado? Existem muitos jovens assim. Eles estão por aí na tentativa de exercerem a sonhada profissão, correndo atrás de um bom emprego. Querem, com a independência financeira, comprar seus carros, suas casas, etc. Como o tempo vai passando e as coisas parecem não acontecer, ficam ansiosos e preocupados.

É meio complicado dizer para esses jovens que Deus tem um plano. Muitos deles ficam irritados quando ouvem ou leem palavras desse tipo. Alguns respondem dizendo: Eu não me importo se Deus tem um plano! O que eu sei é que os meus não saem do papel; as minhas metas parecem cada vez mais distantes e os meus sonhos não se realizam. Será que Deus realmente se preocupa comigo? Será que Ele realmente tem um plano para minha vida?

Talvez você seja um desses jovens. O futuro pode estar parecendo escuro para você. Pode ser que as suas tentativas de melhorar na vida não estejam dando tão certo. Eu tenho uma boa notícia para você: A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que passaram por momentos iguais a esses que você está passando, mas finalmente venceram.


Deus prometeu a Davi que ele seria o próximo rei de Israel, mas antes que ele fosse coroado rei, ele teve que viver como um fugitivo, porque o então rei Saul queria matá-lo a todo custo, por ciúme.

Daniel e seus amigos tornaram-se líderes e altos funcionários do império da Babilônia. Eles aproveitaram a oportunidade para espalhar a palavra de Deus por aquele país. Mas antes disso tudo, eles tiveram que ser presos e jogados em uma fornalha ardente. Em várias outras ocasiões eles enfrentaram a morte. Tudo por pura perseguição de pessoas invejosas. O Deus poderoso os livrou da morte.

Após muitos anos de promessas, os judeus acreditavam que finalmente tinham encontrado o Salvador da pátria, que iria livrá-los da escravidão do império romano. Mas eles se decepcionaram, pois tiveram que assistir a Jesus Cristo ser executado numa cruz como um criminoso comum. O Reino de Cristo não era desse mundo, mas um Reino Celestial. Isso muitos judeus não entendem até o dia de hoje. Entretanto, aqueles que já entenderam são bem-aventurados.

Provavelmente em algum momento essas pessoas fizeram a mesma pergunta que você pode estar fazendo hoje: ‘Será que Deus tem um plano para mim?’

Verdadeiramente Deus tem um plano, porque a Sua Palavra não mente. Eu creio nisso! Ocorre que nós somos incapazes de enxergar os caminhos sinuosos pelos quais devemos trilhar para vencermos as montanhas em nossa frente. Só Deus pode abrir os olhos da fé. ‘Montanhas não podem ser vencidas, exceto por caminhos sinuosos’ (Goethe).

Nunca saberemos o que vai acontecer amanhã e também não saberemos como eventos dolorosos do passado poderão ser usados por Deus para nos proporcionar um futuro melhor. O que sabemos na verdade é que a vida é dura e cheia de lutas.

Mas isso não significa que Deus não se importa conosco. Ele sabe o que está fazendo, ele realmente tem um plano para cada um de nós. Agora, para descobrirmos o plano de Deus para nossa vida, precisamos estar sempre em contato com Ele, em oração e em constante leitura da Sua palavra. Ele já disse que o plano é de prosperidade e não de desgraça. Basta crer!