segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Seja Avivado

E todos ficaram cheios do Espírito Santo. (Atos 2:4)

Quem já viu algum adesivo escrito assim: “Renascido em Pentecostes”? Em Brasília, todos os anos acontece a Semana de Pentecostes. É um evento muito famoso que reúne cerca de 1,3 milhão de pessoas, com 1,8 milhão de voluntários trabalhando na organização (Brasília tem 2,6 milhões de habitantes). Segundo a coordenação, o evento dura oito dias e tem “o objetivo de evangelizar e levar o nome de Jesus Cristo à comunidade”.

Pentecostes (em grego antigo πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo [dia]") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão.

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. O primeiro evento de Pentecostes aconteceu no 50º dia após a ressurreição de Jesus Cristo.

Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo. Quando recebe o Espírito Santo, a pessoa é avivada. Avivar significa brilhar mais. Significa tornar mais vivo, mais ardente, mais alegre, mais contagiante, mais envolvente, mais ousado(a), mais entusiasmado(a), etc. Muitos renascem nessa data especial.

A cena descrita em Atos certamente capturou o fascínio de inúmeros artistas através dos tempos. Ao viajar pela Europa, temos a oportunidade de observar várias pinturas de diversos artistas que tentaram com suas imaginações representar esse espetáculo singular.

Imagine o contexto em que aconteceu o Pentecostes. Os seguidores de Jesus Cristo haviam presenciado poucos dias antes a crucificação dAquele que eles esperavam que haveria de ser o rei da nação de Israel. Após isso, eles tiveram a alegria de ver e conviver um pouco com o Cristo ressuscitado. Em seguida, tiveram uma despedida gloriosa vendo Jesus Cristo ascender aos céus e prometer que os enviaria o Consolador, o Espírito Santo, para estar com os homens até o fim dos tempos. Eles tiveram maravilhosas experiências que incluíram desespero, temor, espanto e regozijo. Suas vidas foram viradas de cabeça para baixo, e algo bem impactante haveria de acontecer para que eles pudessem recuperar o sentido.

Então, Jesus Cristo cumpriu sua promessa e enviou o Espírito Santo sobre aqueles seguidores. Eles foram completamente renovados no corpo, alma e espírito e passaram ousadamente a testemunhar o Evangelho e batizar pessoas em todas as nações. Certamente, foi ali que nasceu a Igreja invisível, a imaculada Noiva do Senhor Jesus Cristo.

Assim como aconteceu naqueles dias, hoje também o Espírito Santo continua renovando as forças dos que O procuram. Como aqueles seguidores, nós também somos convidados a ser cheios do Espírito Santo e devemos procurar isso, não rejeitando o precioso convite.

Não somente na data de Pentecoste, mas a qualquer momento, Deus continua cumprindo a Sua promessa: "— Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão. Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e eles também anunciarão a minha mensagem" (Atos 2:17-18).

Você está buscando uma renovação espiritual? Faz bem! Você procura estar constantemente cheio do Espírito Santo? Faz melhor ainda! O fogo de Deus deve permanecer aceso em você, mantendo a paixão pelo Seu nome. Peça agora ao Espírito Santo que venha sobre você e seja avivado!