A diferença clara que existe entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é esta: quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus. (1 João 3: 10)
Somos amigos inseparáveis de um casal muito gente fina. Fomos seus padrinhos de casamento. Durante os churrascos de fins de semana - e agora ultimamente no meio das semanas também -, eu brinco com os costumes engraçados deles. Ele é um carnívoro voraz; ela é uma vegetariana devota. Então, quando vou servir os pedaços saborosos de picanha, eu coloco uma folhinha de alecrim na travessa e digo assim: a carne é para ele; a folha de alecrim é para ela. Isso é motivo de muita risada e diversão...
Mas eu acho que tem hora que eu passo dos limites. Creio que temos que respeitar a escolha e o hábito de cada pessoa. É claro que nas refeições que servimos sempre preparamos, além do churrasco, uma deliciosa e crocante salada para a minha afilhada. Afinal, ela merece!
Entretanto, se perguntarmos a qualquer nutricionista, eles dirão que ser vegetariano é uma boa opção para quem busca ter uma excelente saúde. Para quem sabe saborear a delícia de uma salada - de frutas ou de legumes -, o hábito de ser vegetariano é tão prazeroso quanto saborosa é a carne para o carnívoro. Eu acredito que Deus, na Sua sabedoria, criou o homem vegetariano, e este só veio a adquirir o hábito de comer carne após o dilúvio, tendo em vista a necessidade na época.
Particularmente, também acredito que o hábito vegetariano é mais saudável, embora eu seja carnívoro desde criancinha. Por ser este um costume familiar, há muitos anos tenho tentado inutilmente mudá-lo.
Não quero aqui criar partido para defender nem um, nem outro hábito. Porém, existe uma enorme e substancial diferença entre os dois: O vegetariano, por ingerir um alimento facilmente digerível, sente-se mais leve, mas precisa repetir a dose com mais frequência durante o dia para evitar a fome. Já o carnívoro se satisfaz com uma ou duas refeições diárias, tem uma digestão complicada e muitos deles precisam até da ajuda de um antiácido.
Comparando com a alimentação espiritual, eu pergunto: Qual é o seu hábito alimentar? Você tem uma alimentação saudável? Com que periodicidade você alimenta a sua alma da Palavra de Deus? Diariamente? Semanalmente? Mensalmente? Somente nas festas religiosas anuais? Ou quando já está quase morto de fome? Você se alimenta regularmente como um vegetariano? Ou é como o carnívoro que passa tempos e tempos tentando digerir o alimento e, às vezes, necessitando de um aconselhamento, de um antiácido?
Todos nós precisamos de uma boa alimentação para crescer na fé e ter boa saúde espiritual. Precisamos ser diferentes daqueles que ainda não temem a Deus. Não se engane: Deus quer que sejamos luz do mundo e sal da terra. Jesus disse: — Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. (Mateus 5: 13)
Precisamos refletir uma boa e sincera saúde espiritual para as pessoas que nos rodeiam. Precisamos fazer o que é correto sob a perspectiva da Palavra de Deus. Precisamos amar as pessoas e levar a paz aonde há conflitos; a esperança aonde há desespero; o amor aonde há ódio!
Convide seus amigos para juntos estudarem a Palavra de Deus na sua casa. Se você se ativer apenas ao sermão de domingo, e talvez nem a este, certamente você não estará bem preparado para todas essas tarefas cristãs. Então, negue-se a si mesmo e comece um relacionamento saudável com Deus e a Sua Palavra. Não precisa ser diet na vida cristã. Quanto mais alimentado da Palavra de Deus, melhor!
Meu querido irmão Elbem César,
ResponderExcluirGraça e Paz.
Estou sendo alimentado, no espírito, constantemente, pelas suas mensagens devocionais. Mas, fico penso, comigo mesmo, quando é que poderei alimentar também meus carnívoros 90 kilos, com esses churrascos que são oferecidos com tanta frequência aos seus afilhados. Se isto é só para os afilhados, como sou casado, estaria fora! Caso haja, mesmo que remota esperança para um velho amigo carnívoro....
Com carinho,
Querido Pr. Geraldo Borges,
ResponderExcluirGraça e Paz!
Sabe que você me deu uma ótima idéia? Vou convidar vc e o Pr Edson para um churrasco aqui em casa nos próximos dias. Tenho que combinar primeiro a data com a Mariza e então lhe enviarei o convite.
Será um prazer imenso para nós termos essa comunhão.
Um grande abraço.
Em Cristo.
A IGREJA DE NAGAHAMA- JAPAN COM SEU TRABALHO TAMBEM NO SOCIAL RECEBEU ESTA SEMANA DE EMPRESARIOS JAPONESES, DA REGIAO DE TOKIO, ALIMENTOS PARA A DISTRIBUICAO A FAMILIAS CARENTES - 700 KILOS DE MACARRAO, 540 KILOS DE FEIJAO CARIOCA E CENTENAS DE OUTROS PRODUTOS, QUE SUPRIRA AS NECESSIDADES DE MUITAS FAMILIAS DE BRASILEIROS, ESPANOS E ATE JAPONESES. GLORIFICAMOS AO SENHOR JESUS POIS ELE E O QUE CONTINUA MULTIPLICANDO, PAES E PEIXES E ENTENDEMOS QUE O SENHOR DEUS ESTA USANDO OS ESMPRESARIOS DESTA NACAO PARA SUSTENTAR, OS EXTRANGEIROS QUE AQUI VIVEM.
ResponderExcluirCONTINUEM ORANDO POR NOS E PELO JAPAN.
A PAZ DO SENHOR
1 Pedro 2:2 - Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
ResponderExcluirA salvação em Cristo iniciou uma nova experiência para cada um de nós. Salvos do pecado e da condenação, precisamos aprender a caminhar na presença de Deus de acordo com esta nova aliança, que foi firmada com o sangue de Jesus derramado em nosso favor.
Este crescimento espiritual que Deus deseja nos dar será potencializado através de três disciplinas espirituais que não podem faltar na vida do cristão: A leitura bíblica, a oração e a comunhão com o Espírito Santo. O fato é que temos uma facilidade imensa de negligenciar aquilo que realmente precisamos para crescer.
Por isso, quero incentivá-lo a firmar um compromisso irrevogável de conhecer a Palavra de Deus, manter-se em persistente oração e buscar o poder do Espírito Santo.