sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Amante Zeloso

Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. (Mateus 28:19-20)

Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados. Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. (Efésios 4:13-15)

Certo dia eu li uma frase no Twitter mais ou menos assim: ‘Se você quer ser popular, fale de liberalidade. Caso contrário, fale de santidade’. Você já notou que a maioria das pessoas, inclusive líderes religiosos, prefere esquecer a palavra santidade. É muito penoso falar nessa palavra hoje em dia... Mas vamos lá...

Considere os seguintes conjuntos de atributos e personalidades:

Conjunto ‘A’: amoroso, comunicativo, gentil, longânimo, paciente, acessível, compreensivo, misericordioso, tolerante, sensível.

Conjunto ‘B’: santo, honesto, reservado, ouvinte, coerente, dedicado, maduro, firme, correto, justo, racional.

Qual conjunto melhor descreve a sua personalidade? De modo geral, as pessoas se dividem entre esses dois conjuntos. O pessoal que se encaixa melhor no Conjunto ‘A’ lembra mais fortemente que Deus é amor e de grande liberalidade. O ponto forte das pessoas desse grupo é que elas não desprezam ninguém, procuram conhecer e ajudar a todos quantos encontram pela frente, mostrando o grande amor de Deus pela humanidade. O ponto fraco é que o lado amoroso e sensível pode facilmente torná-las vítimas de indivíduos mal-intencionados.

Por outro lado, o pessoal do Conjunto ‘B’ tem a forte tendência de lembrar que Deus é santo e justo. O ponto forte é que são pessoas mais racionais, mais corretas, justas e zelosas, mostrando o lado intolerante de Deus para com o pecado. O ponto fraco do grupo se revela na falta de popularidade dos seus componentes.

Eu conheci um professor que ministrou aulas no ensino fundamental durante muitos anos. Nas suas aulas ele enfocava mais o lado disciplinador, moral e ético. Uma vez, ele foi convocado para uma reunião com os pais dos alunos e a crítica que recebeu da maioria dos presentes é que os alunos não estavam sendo bem preparados para enfrentar o mundo, porque as pessoas que buscam ser corretas costumam ser muito impopulares e têm pouco espaço na comunidade. A maioria dos pais não queria que seus filhos fossem impopulares, pois já bastavam as dificuldades naturais que eles haveriam de enfrentar na busca por posições de liderança no mercado de trabalho.

Não será por causa disso que temos tantos políticos muito populares, mas nada éticos, não é?

Agora, pense com bastante honestidade no conjunto de palavras que melhor descreve o nosso Pai Celestial. Será que Deus tende para um lado ou para o outro? Será que o Criador é mais justo do que amoroso, ou vice-versa?

O nosso Pai tem os atributos dos dois conjuntos. A Bíblia diz assim: ‘Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna’. (João 3:16) e ‘O Senhor é a nossa rocha; ele é perfeito e justo em tudo o que faz. Ele é fiel e correto e julga com justiça e honestidade’. (Deuteronômio 32:4)

Então, o nosso Pai Celestial é um Amante Zeloso! Amante, porque Ele ama a todos. Zeloso, porque zela pela Sua própria justiça. Nós, se quisermos ser seus seguidores, devemos procurar agir como Ele. Mas para isso, precisamos aprender as respostas para algumas perguntas: Como ser justo e ser amante ao mesmo tempo? Como mostrar para as pessoas que Deus ama o pecador, mas aborrece o pecado? Como mostrar que o amor é ilimitado, mas o pecado tem limite? Qual é o equilíbrio entre o amor e a justiça? Com o nosso exemplo de vida, estamos fazendo bons seguidores de Jesus Cristo? Estamos sendo amorosos tanto quanto zelosos, e vice-versa? Amamos o suficiente para dizer a verdade, mesmo que doa?

A Bíblia Sagrada tem todas as respostas que você precisa.

Reflita: Como você está formando seguidores de Jesus Cristo? Você procura mostrar a eles todos os atributos de Deus? Ou você mostra um Deus só amante? Ou um Deus só zeloso?


Procure o equilíbrio e Deus lhe galardoará pela conquista de verdadeiros seguidores!