segunda-feira, 9 de maio de 2011

Você Tem Medo dos Zaqueus?

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: — Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. (Lucas 19:5)

Confesso que eu tenho medo de algumas pessoas, mas estou disposto a gastar tempo com quem não conhece Jesus ou nunca ouviu falar dEle.

Na verdade, eu tenho procurado corresponder com gente desconhecida na tentativa de poder expandir meu círculo de amizade. Alguns poucos, por motivo qualquer, não aceitam a minha tentativa de amizade e me escrevem de volta dizendo que não querem mais receber minhas mensagens. É claro que quando isso acontece eu fico um pouco desconfortável. Entretanto, devo dizer que eu não sou nada quando comparado ao amigo que conhece o íntimo de todo mundo o tempo todo e quer ser amigo de todos – Jesus. Eu admiro a capacidade que Jesus tem de ir ao encontro de pessoas desconhecidas, que têm a possibilidade de rejeitá-Lo, e ainda assim convidá-las para estar com elas.

Zaqueu era uma dessas pessoas. Ele realmente era um homem desprezível. Os cobradores de impostos nos tempos bíblicos eram odiados e ninguém tinha coragem de convidá-los para uma festa de aniversário. Chegar para uma pessoa desconhecida e convidá-la para almoçar na casa dela então é uma atitude, até hoje, muito  ousada em qualquer cultura.

Um dia Jesus estava fazendo o seu percurso por Jericó e, surpreendentemente, percebeu que Zaqueu, um homem de baixa estatura, estava empoleirado em uma árvore. Jesus sabia que Zaqueu estava interessado em vê-Lo. Então, olhando para o fiscal de impostos, Jesus caminhou direto na sua direção e, sem medo, disse: – Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.

Naquela ocasião Jesus já era bastante conhecido pelos seus milagres. Zaqueu já tinha ouvido falar de Jesus, mas ainda não O conhecia pessoalmente. Você pode imaginar o que Zaqueu pensou? Ele me conhece! Espera aí, como ele me conhece? E por que ele está querendo ficar na minha casa? Será que Ele não sabe que todo mundo tem medo de mim? Por que ele quer gastar tempo comigo?

Entretanto, o que Zaqueu estava pensando não o impediu de descer da árvore depressa e acolher Jesus na sua casa com grande alegria. Ele foi tocado com o amor do Salvador. E, apesar da sua dureza como cobrador de impostos, e da sua arrogância como autoridade pública, ele quebrantou seu coração diante da manifestação desse grande amor.

Já em sua casa, Zaqueu disse ao Senhor: — Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.

Então Jesus disse: — Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão.

Impressionante, não? Jesus não tinha medo de alguém que não era benquisto na sociedade. Ele também não se levantou diante de Zaqueu para condená-lo, mas o amou desde o primeiro momento que o viu.

Essa é a prática que Jesus quer de nós. Ele disse: — Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:15-16). Mesmo que as pessoas ameaçam te rejeitar, mesmo que rejeitem de fato a mensagem, mesmo que optem por rejeitar o amor de Jesus Cristo, ele, ela ou eles podem representar um Zaqueu ou uns Zaqueus na sua vida, temíveis, mas, por um milagre do Espírito Santo, podem ter o coração quebrantado.

Portanto, não se afaste deles, pelo contrário, caminhe em direção a eles e os convide para um modo de vida melhor, com esperança de uma eternidade gloriosa. Foi assim que Jesus agiu!

Não tenha medo dos Zaqueus! Quando a multidão viu Jesus entrar na casa de Zaqueu, resmungou assim: — Este homem foi se hospedar na casa de um pecador!? Todos nós temos alguém em nossa volta que relutamos em amar. Não tenha medo de amar o Zaqueu da sua vida. O Espírito Santo vai te ajudar a seguir o exemplo de Cristo e você vai amar sem preconceito e sem acepção de pessoas.