segunda-feira, 30 de maio de 2011

Qual é o Seu Signo?

Mas o Senhor Jesus é fiel. Ele lhes dará forças e os livrará do Maligno. (2 Tessalonicenses 3:3)

Recentemente eu deparei com uma discussão interessante no Facebook. Um dos meus amigos conheceu um rapaz cristão que também acreditava no Zodíaco. Então, ele criou um tópico pedindo a outros cristãos para darem suas opiniões sobre o assunto. Como era de se esperar, a maioria dos cristãos respondeu que o Zodíaco é uma invenção humana e que não tem significado nenhum. Alguns cristãos até o chamaram de ‘demoníaco’.

Observe o que diz a Palavra de Deus sobre o assunto: ‘Não ofereçam os seus filhos em sacrifício, queimando-os no altar. Não deixem que no meio do povo haja adivinhos ou pessoas que tiram sortes; não tolerem feiticeiros, nem quem faz despachos, nem os que invocam os espíritos dos mortos. O Senhor Deus detesta os que praticam essas coisas nojentas e por isso mesmo está expulsando da terra esses povos, enquanto vocês vão tomando posse dela’. (Deuteronômio 18:10-12)

Surpreendentemente, algumas pessoas que defendem o Zodíaco chegaram a declarar que Deus apoia as mensagens vindas dos sinais celestes, nesse trecho bíblico: Então Deus disse: — Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações! (Gênesis 1:14) e que os Magos usaram a astrologia para descobrir o local do nascimento de Jesus em Mateus 2:2.

Zodíaco (do latim zōdiacus, por sua vez do grego antigo ζωδιακός κύκλος, transl. zōdiakós kýklos, "círculo de animais", derivado de ζώδιον, transl. zōdion, diminutivo de ζῶον, zōon, "animal") é uma faixa imaginária do firmamento celeste que inclui as órbitas aparentes da Lua e dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. As divisões do zodíaco representam constelações na astronomia e signos na astrologia.

O assunto me deixou curioso. Então eu fui pesquisar o meu signo astrológico, e comecei a ler sobre as qualidades que o meu signo mencionava sobre o meu suposto caráter. Para ser sincero, eu achei bem precisa a descrição, embora não tenha gostado de algumas menções sobre mim. Daria até para acreditar no que ali estava escrito!

Aí surgiram algumas questões na minha cabeça: Porque a Bíblia condena esse tipo crença? Para quem não conhece a Palavra de Deus, talvez o Zodíaco não seja tão ruim assim... Talvez, para os não-cristãos, ler o horóscopo diariamente não seja exatamente ‘diabólico’. Confesso que essas perguntas ficaram na minha cabeça por alguns dias.

Uma jovem recém-convertida estava num almoço de confraternização oferecido pela igreja. Por acaso, ela se sentou ao meu lado e, querendo puxar conversa, ela me perguntou: qual é o seu signo? Eu me virei para ela e respondi ‘de cara’: – A Cruz de Cristo. Talvez tenha sido um pouco rude, mas acho que a minha resposta entrou como um prego na cabeça da moça.

Os horóscopos representam um tipo muito sério de idolatria, além de toda a ligação com magia e feitiçaria. A idolatria, amplamente combatida na Bíblia, é um pecado abominável aos olhos de Deus, pois ‘os que se entregam à idolatria vã abandonam Aquele que lhes é misericordioso’ (Jonas 2:8). Quando olhamos para as estrelas e procuramos nelas as respostas para nossa vida diária, estamos dizendo, na verdade, que Deus não é bom, que Ele não Se preocupa conosco e que Sua Palavra não é suficiente para nos guiar. As pessoas que fazem isso, mostram que preferem confiar e depender das constelações, a confiar e depender do Todo-poderoso que nos ama o tempo todo – Deus. Por isso, é um pecado abominável.

Será que o zodíaco possui poderes especiais? Isso não nos importa. O que importa é que não podemos colocar nada entre nós e Deus, a não ser Jesus Cristo que é o caminho e a verdade e a vida. (João 14:6) Nós não precisamos olhar para as estrelas e nem consultar o horóscopo, o zodíaco, o tarô, a numerologia, o astral, etc. Para sermos guiados na nossa vida, temos a suficiência da Palavra de Deus, e não há melhor sinal de vida do que nela.

Você está colocando alguma coisa entre você e Deus que não seja Jesus Cristo e a Sua Palavra? Tente confiar mais na Bíblia, porque ela contém instruções que vem como luzes do céu para você. Seja feliz!