segunda-feira, 23 de maio de 2011

Andando na Linha

É assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus: Quem diz que vive unido com Deus deve andar como Jesus Cristo andou. (1 João 2:5-6)

Há alguns anos eu comprei uma esteira. Eu costumava jogar futebol, mas machuquei o meu joelho e estava impossibilitado de fazer exercícios fortes. Para não parar de vez com a atividade física, resolvi caminhar dentro de casa, com o auxílio da esteira.

No começo, eram mil maravilhas! Eu andava na esteira muitas vezes por semana, a minha saúde e o meu nível de condicionamento físico eram bons. Mas logo, a bendita esteira começou a virar peça de escultura num canto da sala de TV. O meu plano de atividade física estava indo para o brejo. Dias depois, a esteira já estava toda empoeirada e não deu outra: Foi doada para o bazar beneficente da igreja.

Eu costumo fazer exames médicos de rotina. Em poucos meses ganhei alguns quilinhos e o meu nível de colesterol apresentou elevação. Comecei a me sentir frustrado por não cumprir a promessa que havia feito para mim mesmo, além de ficar preocupado com minha saúde. Passei um tempo prometendo toda semana que voltaria aos exercícios ‘na segunda-feira’. Felizmente, tomei a decisão e estou voltando a correr, agora no parque, já recuperado do joelho, pelo menos três vezes por semana. Espero não desanimar desta vez.

Experiência semelhante também passei na fé. Depois de chegar ao fundo do poço, a ponto de ter uma crise existencial, tomei uma decisão: Eu tenho que viver aquilo que eu acredito. Eu tenho que andar como Jesus andou. Pelo menos devo tentar. Só Ele pode me curar, me renovar e me restaurar o espírito. Caso contrário, não faz sentido nenhum ser cristão.

Eu fiquei muitos anos preso nos ‘bancos da audiência’, apenas assistindo e ouvindo constantemente os outros contarem suas experiências de crescimento na vida cristã. Ouvi muitos pastores, missionários e evangelistas discursarem sobre seus exercícios práticos de fé e seus resultados espirituais. Eu ouvia falar que não devia ser somente ouvinte, mas praticante da Palavra (Tiago 1:22), entretanto, ficava sempre na promessa de começar a praticar ‘na segunda-feira’ e, assim, perdi muito tempo precioso.

Felizmente, devagar, mas com segurança, o Senhor está me chamando para mais perto dEle. Eu resolvi juntar as minhas anotações dos sermões da igreja, os meus livros de mestrado em teologia e, tendo a Bíblia como principal instrumento e as experiências seculares como pano de fundo, comecei a escrever algumas devocionais e publicá-las na internet. O objetivo dessas devocionais é mostrar o lado prático da Bíblia no nosso dia-a-dia. Sei que não são lá grandes coisas, mas é um bom começo para quem há pouco tempo só ouvia. É claro que ainda preciso fazer muito mais para o crescimento do Reino Celestial.

Hoje sou muito grato a Deus pela oportunidade de dar um passo importante para aprofundar o meu relacionamento com Ele. Ao parar para escrever essas devocionais, tenho o sublime privilégio de ler as passagens bíblicas e colocá-las em confronto com a minha vida secular, tentando daí, encontrar o caminho ideal para andar na linha com Jesus. Certamente, tenho minha saúde espiritual bem melhor e, por tabela, posso ajudar algumas pessoas a fazer o mesmo.

E você? Como está o seu propósito de andar na linha com Jesus? Você está preso nos ‘bancos da audiência’? Se você estiver disposto a mudar, Deus vai ajudá-lo a dar um passo importante em direção à sua boa saúde espiritual. À medida que você buscar viver verdadeiramente unido com Ele, você passará a andar como Jesus andou.