sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mais Um Conto da Carochinha?

Disse Jesus: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida... (João 5:24) ... e se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente. (João 8:51)

Uma das minhas leitoras me escreveu dizendo que não podia acreditar em Deus, porque um Deus amoroso não seria tão cruel a ponto de mandar pessoas para o inferno. Admito, em parte, que ela tenha razão.

Certa vez eu ministrei uma palestra sobre ‘A Graça de Deus’ e disse que o Deus de amor e misericórdia é o mesmo que envia pessoas para o inferno. Evidentemente, sob o ponto de vista humano, assassinos e criminosos merecem mesmo ser punidos, mas o que diremos de pessoas que são ‘boas’ e igualmente condenadas por toda a eternidade? Só porque elas não aceitaram Jesus Cristo como único Salvador? Isso parece mesmo muito cruel.

Bom, esta semana encerrou-se o prazo para apresentar a Declaração de Imposto de Renda. Confesso que não existe nada tão desnecessariamente complicado, dolorosamente frustrante e sensivelmente estressante como prestar contas para o fisco, e depois ainda ter que pagar os impostos.

Não sei qual é a sua experiência, mas ao prestar contas para o fisco, eu encontro uma resposta para a minha incerteza espiritual. Pagar imposto pode ser frustrante, mas é lei. E aqueles que criaram e aprovaram os impostos e seus regulamentos sabem muito bem porque fizeram isso. Nós podemos arranjar desculpas diversas: dizer que a carga tributária é injusta, que ela é alta, que o imposto arrecadado é mal administrado, etc..., mas no final, somos mesmos obrigados a cumprir a lei ou sofrer as consequências de nossas ações e omissões.

Em vista disso ‘será que a pena de morte para o pecado é injusta? De maneira nenhuma. Lembre-se que Deus voluntariamente nos criou. Ele nos deu o privilégio de sermos portadores de sua imagem. Ele nos fez um pouco inferior aos anjos. Ele livremente nos deu o domínio sobre toda a terra. Nós não somos tartarugas. Nós não somos vagalumes. Nós não somos lagartas ou coiotes. Somos pessoas. Nós somos a imagem e semelhança do Majestoso Rei do Universo. O problema, é que nós não usamos o dom da vida com a finalidade que Deus planejou. A vida neste planeta tornou-se uma arena na qual estamos diariamente mantendo o espetáculo da traição cósmica’. (R.C. Sproul)

Infelizmente, a verdade não é sempre gentil, às vezes ela é dura. E a Verdade de Deus é que mesmo o mais bondoso ser humano já nasceu no pecado. ‘De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido’ Quem disse isso foi o rei Davi, homem considerado (por Deus) segundo o coração de Deus. (Salmos 51:5). Ocorre que todo o Universo caiu quando Adão pecou.

E então, o que fazemos agora? Bem, temos duas opções: nós podemos ficar o resto da nossa vida tentando negar nossa culpa, dizendo que tudo isso é mais um conto da carochinha. Certamente, não vamos chegar a lugar nenhum. Essa é uma opção.

A outra é: nós podemos aceitar que Jesus Cristo, o unigênito filho de Deus, sacrificou-se para nos dar uma saída para esse imbróglio humano. Podemos reconhecer a graça de Deus como um dom, sabendo que a morte de Seu filho nos proporcionou o perdão do pecado original, presente em toda a humanidade. ‘Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo’. (I Coríntios 15:22)

A solução me parece simples: Deus nos deu o livre arbítrio e agora cabe a nós escolher a melhor opção. Eu já escolhi guardar a Palavra de Jesus, com fé de que não verei a morte eterna. (João 8:51). E você?

7 comentários :

  1. Deusmanil Faria30 abril, 2011

    Maravilhosa mensagem Elbem. Que nosso Papai do Céu continue te iluminando e usando-o para ganhar almas sinceras para viver eternamente com Ele no Céu. É tão simples, basta a pessoa crer e praticar João 8:51, mas muitos, por motivos egoístas, preferem não dar ouvidos aos conselhos do nosso Senhor Jesus.
    Um grande abraço e um final de semana maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Imobiliária Chris Carvalho30 abril, 2011

    Olá Sr. Elbem, não sei quem es é você ou o Sr., mas quero te perguntar por que você envia essas mesagens pra pessoas que não conhece
    e confesso que não leio as suas mensagens, pois disseram-me que é louco e que suas mensagens é cheia de vírus e esse é o
    motivo pelo qual não abro. Gostaria da saber de você qual o seu intúito em fazer isso e se você me garante que é seguro as suas mensagens. Esse e-mail é do meu trabalho.
    Att,
    Cruz

    ResponderExcluir
  3. Olá Sr.Cruz (do post anterior),

    Eu sou Sr. Elbem César, tenho 49 anos, sou casado e tenho três filhos maiores. Sou funcionários público graduado e concursado. Como voce pode ler no rodapé de todas as mensagens que lhe enviei, você, e mais 10.390 pessoas, está recebendo os meus devocionais, que escrevo com muito carinho e são verdadeiras pérolas, porque algum amigo seu achou que voce merecia recebê-los.

    Quero que diga aos que acham que sou louco e a voce mesmo, que provavelmente acredita nisso, que sou embaixador do Reino do Ceús, enviado por Jesus Cristo, que me chamou e delegou a seguinte missão, escrita no Evangelho de Marcos 16:15-16:

    "— Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado".

    Portanto, agradeça a Deus porque você foi escolhido para receber essas mensagens, que são seguras e não lhe custam nada.

    Por enquanto, vou continuar lhe mandando mensagens, mas se você não quiser mais receber, é só me avisar que lhe excluo da lista, porque o meu Senhor Jesus também me orientou no Evangelho de Mateus 7:6 o seguinte:

    "— Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem".

    Um forte abraço,

    Elbem César

    ResponderExcluir
  4. Sandra Maria Pereira Cruz01 maio, 2011

    Boa tarde Sr. Elbem e Shalon Adonai.
    Estou alegre em DEUS por saber que o sr é um homem comprometido com DEUS que prega por onde anda a palavra viva que vem do Espírito Santo de DEUS, pois na bíblia sagrada diz que formosos são o pés que levam as palavras de boas novas e continue enviando essas mensagens que traz vida para todas as pessoas independente do modo de conduzir suas vidas.
    Por favor delete a mensagem que enviei anteriormente e fique com DEUS.
    Att,
    Cruz

    ResponderExcluir
  5. Geraldinho de Babila02 maio, 2011

    Parabéns Elbem, pelo belo texto tenho sempre lhe acompanhado.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso... que possamos sempre desfrutar do livre arbítrio, principalmente para o bem. Quanto às Leis de Deus, jamais abramos mão de cumpri-las.Elmar.

    ResponderExcluir
  7. Sergio Fernandes05 maio, 2011

    O homem não pode atender a graça divina naturalmente. Dependemos que o Espírito Santo nos convença do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Esta ação sobrenatural de Deus, de revelar a graça e nos conduzir a aceitá-la, é uma das ações mais gloriosas que o Senhor tem feito à humanidade.

    A nós foi revelado o mistério da vontade de Deus: salvar a humanidade, unindo gentios e judeus em um único corpo, chamado "A Igreja de Jesus". Se este projeto não fosse revelado a cada um de nós, não participaríamos da promessa de salvação.

    Agradeça ao Pai por ter sido iluminado pelo Espírito Santo para compreender a salvação por Jesus Cristo!

    ResponderExcluir