segunda-feira, 11 de abril de 2011

Louca sabedoria

‘Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura. Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que crêem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de “louca”.’ (1 Coríntios 1:20-21)

Quem já não ouviu falar dos grandes filósofos e cientistas renomados deste mundo? Quando eu cursava o ensino médio e estudava a repeito das obras desses ilustres, sonhava ser um deles. Hoje, depois de tantos graus, apenas escrevo alguns pequenos artigos reflexivos! Mas quem não gosta de parecer inteligente? Ou sábio? Ou sabido? Ou esperto? Em meu coração humano, eu adoro quando alguém diz: ‘Uau, isso é ótimo!’ ou ‘Poxa! Como isso é maravilhoso!’ a respeito de algo que eu escrevo.

Você pode imaginar-me esvaziando quando leio e releio esse texto escrito pelo Apóstolo Paulo, homem instruído aos pés de Gamaliel, grande sábio da época. Com toda a sua sabedoria humana, o apóstolo Paulo teve a capacidade e a coragem para assumir diante dos filósofos de Atenas, a elite judaica, e os demais sábios da época que não a usaria para persuadir ou influenciar as pessoas. Mas com a sabedoria divina ele entendeu que seu objetivo era entregar tão-somente o recado sobre a Verdade de Deus, deixando que o Espírito Santo atuasse nos corações e nas mentes das pessoas.

Paulo sabia que ‘de fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.’ (1 Cor. 1:18) Isso é muito mais incrível do que qualquer coisa que Platão poderia sonhar ou Shakespeare escrever. O fato de que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, Jesus nos trouxe para a vida que temos em união com Ele, fechava a boca de Paulo para qualquer coisa ‘inteligente’ que ele tinha para dizer.

Assim, digo que não há espaço para as minhas pequenas conquistas humanas ao lado da infinita sabedoria de Deus. O amor de Deus simplesmente é superior a todo saber científico. Para o mundo, posso parecer louco dizendo isso, mas eu quero mesmo é a sabedoria divina.

Por isso eu digo: Não posso deixar de falar do grande amor de Cristo. Não tenho palavras suficientes para dizer como me surpreende o Seu amor! Como posso deixar de gritar Seu nome? Eu sei que sou amado pelo Rei e isso faz meu coração palpitar. Tudo que o homem sabe é bobagem quando comparado com a graça de Deus! Como posso deixar de buscar incessantemente a sabedoria de Deus?

O que está por trás de suas palavras? A sua motivação é mostrar-se inteligente e sábio humanamente falando? Você tem a intenção de impressionar ou influenciar alguém com o seu conhecimento? Ou você quer viver o Evangelho em humildade, para edificação e amor? Busque a sabedoria do alto e seja um abençoador.

Seja uma grande alma usada por Deus para cumprir os propósitos dele, embora você possa encontrar em seu caminho oposições pela sua "louca sabedoria".