segunda-feira, 7 de março de 2011

Em Nossos Passos, O Que Faria Jesus?

Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo. (1 João 5:3-4) 

Estamos vivenciando o Carnaval 2011. Os meios de comunicação concentram os holofotes nas pessoas – famosas ou não – e nas diversas maneiras de se extravasar a envolvente alegria carnal. À medida que os anos passam, percebemos que cada vez mais pessoas procuram os divertimentos disponíveis nessa época ao redor do mundo, quase como uma obrigação para não ficar fora de moda. Isso é uma tentação? Ou não? Depende. 

Como dizia um grande sábio: ‘Quando estiveres alegre demais ou triste demais, não dirija. Nesses momentos a tua razão é fraca e podes cometer erros.’ Não tenho nada contra divertimento, mas o que faria Jesus em nossos passos? 

Sabemos que a crença em Cristo nos assegura o céu na próxima vida. Mas muitas vezes esquecemos que Cristo também é quem nos livra de cedermos aos desejos carnais. É fácil cair na prática do auto-esforço e começar a pensar que cabe a nós, de alguma forma, superar o nosso instinto pecaminoso. Então, não precisamos ter medo pois quando vier a tentação a gente tira de letra. Será?

Nós não vencemos o pecado pelo nosso próprio esforço, mas pela fé. O trecho bíblico acima diz que a fé é a chave para a vitória. E a chave para a fé é Cristo. O nosso alvo na vida deve ser Cristo. Devemos imitá-Lo em tudo que Ele fez aqui na terra e seguir os seus passos. Não devemos focar somente na Sua morte na cruz, mas em todo o Seu modo de vida. Em vez de somente lembrar que Cristo é o nosso Salvador, devemos também valorizar tudo o que Ele representa: a consagração, o modelo de vida, a perfeição, o amor, a morte, a ressurreição, a ascensão, a intercessão e a promessa de nos levar para o céu. Na verdade, Cristo é a nossa verdadeira vida e, quando Ele aparecer para buscar a Sua Igreja, os salvos se ajuntarão a Ele e tomarão parte na Sua glória. 

Se nós negligenciamos a vida completa de Cristo e o Seu exemplo e nos concentrarmos apenas na parte do que Ele fez na cruz, nós não teremos uma vida cristã completa. Seremos crentes imaturos e não venceremos as tentações. Nós não temos uma fonte de energia dentro de nós mesmos para vencer o mundo. A força para superarmos os desejos mundanos é alcançada seguindo-se os passos do Senhor Jesus Cristo. E Ele deixou todo o Seu exemplo de vida escrito na Sua Palavra. Se O seguirmos, Ele nós dá a vitória que vence o mundo: a fé. 

O que faria Jesus em seus passos? Peça a Deus a graça para lembrar todo dia que a vitória sobre o pecado, sobre a dúvida e sobre o desânimo é uma dádiva exclusiva da pessoa e da obra de Jesus Cristo.

3 comentários :

  1. João Bacelar07 março, 2011

    Queridos irmãos Elbem e Marisa

    Que linda mensagem!. Senti-me muito abençoado com ela, e nunca é demais ouvir a mensagem de nosso Deus. Compartilhem comigo sempre, a palavra de Deus.
    Eu li há muitos anos, o livro entitulado: EM TEUS PASSOS O QUE FARIA JESUS. Mas eu emprestei este livro para algum irmão, e não sei para quem, bom, espero que o livro esteja circulando por aí.
    Até nosso culto na Igreja
    Que Deus os abençoe, e a toda a família.
    Irmão João Bacelar

    ResponderExcluir
  2. PAZ DO SENHOR IRMAO MUITO BOM EU ESTOU LENDO ESSE LIVRO AS PRIMEIRAS PAGINAS JA ME ABRIU A MENTE EM RELAÇÃO A ATITUDES ERRADAS QUE TEMOS EM SEUS PASSOS O QUE FARIA JESUS


    autor charles m sheldon

    ResponderExcluir
  3. Pr. Sergio Fernandes20 março, 2011

    Israel sempre manteve uma expectativa com respeito a vinda do Messias. Mesmo nos tempos de desvios espirituais, a ansiedade com a chegada daquele que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15) sempre permaneceu no coração israelita.

    O papel deste Salvador não seria dar-lhes vitórias terrenas, mas sim, para transformar-lhes o coração, resgatando-os com seu sacrifício voluntário na cruz do Calvário.

    Muita gente tem mantido expectativas erradas sobre Jesus. Ele não veio para nos livrar dos problemas, mas para nos purificar e lavar com seu sangue precioso. Cristo é Salvador e Senhor! Ele não aceitará nenhuma outra função que você atribuir a Ele!

    ResponderExcluir