segunda-feira, 28 de março de 2011

Bom Para O Caráter

‘E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.’ (Romanos 5:3-5)

Quando era criança, meus pais reuniam a família todos os dias para estudar a bíblia. As sementes que foram plantadas em minha vida nesses primeiros anos do meu crescimento espiritual germinaram e, hoje, eu estou tentando aproveitar o que aprendi, para pautar o meu caminho de forma prática.

Lembro ter aprendido que o jovem deve estudar o livro de Provérbios de Salomão, se quiser saber qual caminho seguir para ter uma vida bem-aventurada. Sempre diziam meus pais, esse livro é bom para o caráter. Mas você, se quiser, pode deixar de lado as instruções desse livro e escolher outro caminho, certamente mais difícil, com consequências dolorosas. Nesse caso, Deus com sua infinita misericórdia não te abandonará, mas em algum momento entrará em ação para não deixar que você se perca de vez. Como um bom pai que corrige o filho, Ele usará as circunstâncias dolorosas e o sofrimento físico-mental-espiritual para desenvolver em você as qualidades do caráter, qualidades estas que podem ser adquiridas de maneira bem mais fácil, colocando em prática os conselhos de Salomão, o homem mais sábio que o mundo já teve.

Bom, felizmente escolhi o caminho mais fácil! Mas muitos escolhem o caminho difícil, no qual, o jovem poderá passar por aflições e sofrimentos. Então, terá que, diariamente e com perseverança, ajustar as velas do seu barco para que possa enfrentar as tempestades contrárias e seguir a rota rumo ao porto seguro. O jovem também terá que se contentar com o conselho de Tiago 1:2-4 ‘Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!’

Quero concluir destacando três palavras-chaves:

Felicidade. Como você pode se sentir feliz se estiver passando por um divórcio? Ou após a morte de um ente querido ou após a perda de um emprego? Como é possível ter alegria, apesar das circunstâncias ruins? Só Deus pode te dar a felicidade.

Perseverança. Para aprender a perseverar, é preciso passar por alguns momentos difíceis. Pense nas suas experiências de vida. Quais foram os resultados? Você já fez quantas mudanças de rota em sua vida? Deus te ajudou a passar por alguns desafios? Lembre-se do que Deus fez e o que você pode fazer para continuar servindo-O. A perseverança é provada com o tempo. Não se pode subir vários degraus de uma escada de uma só vez. As dores irão com você, mas saiba que a cada degrau subido, significa que você está crescendo.

Maturidade. Quando você era criança, você não tinha um arquivo de experiências de vida para consultar. Agora que você está mais velho, você já tem suas próprias experiências. Consulte quais lições do passado você deve seguir para que tenha mais sucesso na vida material, afetiva e espiritual.

Você pode relembrar suas experiências ruins passadas e ver como Deus trabalhou o seu caráter. Lista algumas delas, compare os resultados e louve a Deus pela Sua misericórdia!