quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Você precisa plantar

Porque cada pessoa deve carregar a sua própria carga... Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. (Gálatas 6:5 e 7)

Um professor de ensino médio chegou para seus alunos e disse:
– O que vou dizer vai ser lembrado por vocês para o resto das suas vidas: A lição de casa hoje vai ser muito fácil, mas prestem atenção: Vocês não precisam fazer nada que não queiram fazer!

Na mesma hora, um dos alunos replicou e começou um diálogo com o professor:
– Certo. Eu posso dizer então que não quero fazer a lição de casa hoje!
– Sim, você pode! Mas o que acontecerá se não fizer?
– Bem, eu vou ter que mentir para os meus pais quando eles perguntaram se eu já fiz o dever de casa. Acho que vou ficar sem graça na hora que outros estiverem entregando a lição pronta. E também não estarei preparado para fazer a prova na semana que vem.
– Então, pelo que você está dizendo, você tem motivos suficientes para fazer a lição de casa, não é?
– Sim! Professor! É mesmo!

Isso é o que chamamos de livre-arbítrio. Esse conceito de livre-arbítrio é aquele negócio que nossos pais e professores sempre tentaram colocar nas nossas cabeças, quando nos falavam para sermos mais responsáveis.

Para aquele adolescente, a lógica de responsabilidade estava baseada em dois conceitos: vontade e motivação. Quando a consequência da vontade de não fazer a lição de casa foi colocada contra ele, ele pensou melhor e percebeu que havia motivação para não deixar de fazê-la.

A Palavra de Deus diz: Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Nessa mensagem, Deus está nos dizendo que a motivação de plantar ou fazer algo deve ser baseada naquilo que se quer colher no futuro.

O que você quer colher no futuro? Você quer comprar um lindo carro esportivo! Você quer ter um futuro feliz? Você quer ser um Missionário? Você quer ter uma família? O que você quer?

Responda você mesmo!

Uma coisa é certa: para conseguir o que você quer, você tem que começar a plantar hoje! Dependendo da sua resposta, você vai perceber que muita coisa que você tem que começar a plantar hoje, pode não ser exatamente aquilo que você está com vontade de fazer! E aquilo que você está com vontade de fazer hoje, pode não dar exatamente o fruto que você quer colher no futuro!

Pense nisso!