segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tenham Paciência!

Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas. Ele espera pacientemente pelas chuvas do outono e da primavera. Vocês também precisam ter paciência. (Tiago 5:7-8) 

Todos nós sabemos que ter paciência não é fácil, nem divertido. O que é fácil é o caminho dos sábios. Estes sim preferem esperar no Senhor. 

Recentemente eu passei a ter uma nova percepção sobre o valor da paciência e da razão, atitudes altamente valorizadas na Bíblia. 

Quem já assistiu à serie de TV Lost pode perceber que ela é repleta de exemplos de falta de paciência. Logo no início, um dos personagens diz ao outro que “paciência é o que lhe falta para ser líder.” Paciência? Qualidade de um líder? Não costumamos pensar em líderes como pessoas que tomam decisões imediatas e não pensadas. Um líder precisa fazer seus liderados sentirem-se seguros, e isso não se consegue com atitudes precipitadas. 

A falta de paciência foi o mal que assolou a maioria dos personagens daquela série. Eles eram tão decididos a fazer, a corrigir, a executar, a salvar e a lutar que muitas vezes não tinham tempo para refletir sobre o próximo passo ou, melhor ainda, esperar que o próximo passo se apresentasse a eles. A falta de sabedoria nas tomadas de decisões e nas ações impensadas não os deixavam lembrar dos milagres e das chances de resgates que lhe apareciam. 

Se tivesse tido paciência e esperado mais em Deus, o povo de Israel não teria passado 40 anos no deserto, mas teria entrado na terra prometida em pouco meses. Aquele povo não conseguiu parar e entender os milagres do maná e do Mar Vermelho. Os israelitas negligenciaram a liderança de Deus e buscaram, por conta própria, soluções improdutivas. Assim como os personagens de Lost, eles foram atormentado pela sensação de que tinha que fazer alguma coisa, qualquer coisa, para assumir o controle da situação. 

Controle é realmente o que precisamos em situações difíceis, mas me refiro ao auto-controle, em vez de controle da situação. Precisamos nos controlar, relaxar e aquietar, só assim Deus poderá assumir o controle do nossos problemas. 

O auto-controle leva à maturidade, à sabedoria, à liderança de si mesmo. Quando esperamos confiantemente no Senhor, nós vemos os milagres acontecerem na hora certa, porque Deus nunca chega atrasado. 

Reflita como está a sua prática da paciência. Lembre-se que Deus começou a realizar o milagre no seu nascimento e a obra dEle não ficará incompleta, não importa o tempo. Espere pacientemente pelo próximo milagre e então você ficará sabendo que Ele é o Senhor e que os que confiam nEle nunca ficam desiludidos. (Isaías 49:23)