sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pare e Descanse Um Pouco!

“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. (Mateus 11:28-30) 

Pare! Ouça! Você pode ouvir isso? É a sua vida passando! 

Durante as duas semanas que passei em férias eu pude parar, me desligar e observar a vida passar. Foi realmente um presente de Deus poder descansar tanto física como espiritualmente. Pude passear pelas estradas costeiras da Califórnia. Pude conhecer lindas cidades e paisagens. Passei mais tempo com minha esposa. Pude fazer boas compras nas lindas e barateiras lojas norte-americanas. Bons momentos foram esses! 

Eu pude também não me preocupar com o futuro, não me comparar com os outros e nem pensar no que Deus estava fazendo nas vidas deles (e não faz na minha). Enfim, pude em nada me sentir pressionado, nem pelas pessoas, tampouco por mim mesmo. Mas tive muito tempo para falar com meu Deus! Foi uma das melhores férias que eu tive na minha vida. Minha esposa também confirma isso! 

Agora que estou de volta e em plena atividade, porém, sinto saudade do que eu fiz nessas duas semanas e gostaria muito de poder incorporar aqueles passatempos na minha vida normal. Com um pouco de criatividade e planejamento, eu acho que posso. Por exemplo, eu posso: 

Desligar o celular. Desligar a TV. Deixar de desperdiçar tempo em redes sociais. Fazer com que os meios de comunicação não sejam meu patrão. É verdade que as pessoas são importantes, mas eu posso retornar mensagens e corresponder com elas outro dia. Agendar um dia de folga. Passear com meu cachorro. Fazer nada. Ficar em silêncio. Ficar com o Senhor e meditar nas suas Palavras. 

Uma coisa que me estressa muito são os noticiários. Corrupção, violência, revoltas. Noventa por cento das reportagens são desagradáveis e não me edificam em nada. Pelo contrário, parecem que me colocam um pesado fardo sobre as costas, quando me sinto na obrigação de tentar convencer meus filhos de que o sistema mundano está todo errado. Algumas programações de TV beiram ao ridículo. Então porque perder tempo com essas coisas? 

É bem verdade que o texto bíblico acima foi dito por Jesus aos crentes que estavam sofrendo por causa dos pesados deveres que os líderes religiosos impunham sobre eles. Mas trazendo para o contexto de hoje, se você está se sentindo pressionado pelo sistema materialista reinante, faça um exame introspectivo e veja o que você precisa deixar de fazer para entrar no descanso que o nosso Pai nos oferece. Os deveres que Ele exije de nós são fáceis, e a carga que Ele põe sobre nós é leve. Portanto, pare e descanse um pouco!