quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O Segundo Mandamento

Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” (Mateus 22:37-39) 

Eu amo Futebol. Gosto de assistir aos jogos do campeonato brasileiro. É emocionante assistir à uma final de torneio e ver a alegria dos jogadores campeões, mesmo quando o campeão não é o meu time favorito. É mais fácil torcer para o ganhador, entretanto, sinto pena do time vice-campeão, com seus atletas desconsolados, cabisbaixos e largamente ignorados pela platéia. 

Fazendo uma analogia, parece ser mais fácil obedecer o primeiro mandamento de Deus. Afinal, Deus não nos incomoda quando deixamos de obedecê-Lo! O difícil é obedecer o segundo mandamento, igualmente ordenado por Ele. Somos craques em esquecer que para amar a Deus é preciso amar os outros! Infelizmente, quando desprezamos o segundo mandamento, isso demonstra que ainda não compreendemos bem a Palavra de Deus e, portanto, estamos despreparados para dar respostas aos conflitos do mundo. 

A Bíblia diz que a homossexualidade é um pecado, mas o que acontece quando um membro da família confessa ser gay? A Bíblia diz que o divórcio deve ser desencorajado, mas o que você diria a um amigo que acabou de flagar sua esposa na infidelidade? A Bíblia diz para ajudar os pobres, mas e se eles gastarem o dinheiro com drogas e álcool? 

Jesus disse aos seus discípulos: o que vocês fazem ao mais humilde dos meus irmãos, é a mim que fazem. Se esquecemos essa recomendação, nossas respostas às perguntas mais difíceis da vida tornam-se frias, individualistas e até mesmo cruéis. Assim, acabamos trocando a ação de amar a Deus pelo desejo de amar a Deus. Ficamos só na vontade! 

Somente quando entendemos que amar a Cristo significa amar o próximo é que nós nos tornamos instrumentos eficazes para servir a Deus. Caso contrário, estamos enganando a nós mesmos! 

Peça a Deus ajuda para obedecer o segundo mandamento e então obter respostas às perguntas difíceis deste mundo!

2 comentários :

  1. Hoje comecei o meu dia lendo a palavra de Deus, incrível como ela vem amim, eu que pouco busco, a pouco tempo ganhei uma bíblia, mas, confesso que não leio, de repente passo a receber devocionais, e eles me trazem sempre uma interpretação clara e objetiva, quero agradecer a DEUS por fazer que com sua verdade chegue sempre a mim, a ELBER por ser portador dessa vontade divina e ao SITE por reportar. MUITO OBRIGADA, me faz muito bem tudo que tenho recebido. Venusa.

    ResponderExcluir
  2. Pr. Sérgio Fernandes18 fevereiro, 2011

    Precisamos orar ao Senhor para termos desejo de cumprir Sua Palavra em nossa vida. Temos desejo de cantar, ouvir boas pregações, assistir a um bom show gospel. Mas, será que temos desejo de obedecer às ordens de Deus?

    Sede de fazer o que é certo é uma das bem-aventuranças ensinadas por Cristo (Mt 5.6). Ter esse sentimento é como um termômetro que indica que estamos no caminho certo. Agora, falta de desejo de viver uma vida de obediência à Palavra de Deus pode indicar um futuro desastroso. Vamos nos apegar aos mandamentos do Senhor?

    ResponderExcluir