quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O Segundo Mandamento

Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” (Mateus 22:37-39) 

Eu amo Futebol. Gosto de assistir aos jogos do campeonato brasileiro. É emocionante assistir à uma final de torneio e ver a alegria dos jogadores campeões, mesmo quando o campeão não é o meu time favorito. É mais fácil torcer para o ganhador, entretanto, sinto pena do time vice-campeão, com seus atletas desconsolados, cabisbaixos e largamente ignorados pela platéia. 

Fazendo uma analogia, parece ser mais fácil obedecer o primeiro mandamento de Deus. Afinal, Deus não nos incomoda quando deixamos de obedecê-Lo! O difícil é obedecer o segundo mandamento, igualmente ordenado por Ele. Somos craques em esquecer que para amar a Deus é preciso amar os outros! Infelizmente, quando desprezamos o segundo mandamento, isso demonstra que ainda não compreendemos bem a Palavra de Deus e, portanto, estamos despreparados para dar respostas aos conflitos do mundo. 

A Bíblia diz que a homossexualidade é um pecado, mas o que acontece quando um membro da família confessa ser gay? A Bíblia diz que o divórcio deve ser desencorajado, mas o que você diria a um amigo que acabou de flagar sua esposa na infidelidade? A Bíblia diz para ajudar os pobres, mas e se eles gastarem o dinheiro com drogas e álcool? 

Jesus disse aos seus discípulos: o que vocês fazem ao mais humilde dos meus irmãos, é a mim que fazem. Se esquecemos essa recomendação, nossas respostas às perguntas mais difíceis da vida tornam-se frias, individualistas e até mesmo cruéis. Assim, acabamos trocando a ação de amar a Deus pelo desejo de amar a Deus. Ficamos só na vontade! 

Somente quando entendemos que amar a Cristo significa amar o próximo é que nós nos tornamos instrumentos eficazes para servir a Deus. Caso contrário, estamos enganando a nós mesmos! 

Peça a Deus ajuda para obedecer o segundo mandamento e então obter respostas às perguntas difíceis deste mundo!