segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O Ano de Bênçãos Ocultas

Deus fere, mas ele mesmo faz o curativo; ele machuca, mas as suas mãos curam. (Jó 5:18) Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão. (Tiago 1:17) 

Embora o Ano Novo já tenha começado, eu ainda estou avaliando tudo o que aconteceu com minha família no ano passado. Desculpe-me por estar um pouco atrasado, mas eu aproveito a calmaria das férias para uma reflexão. Eu sempre gosto de avaliar o que Deus tem feito em nossas vidas. 

Resumindo 2010, eu o chamo de ano de bênçãos ocultas. Além de muitas outras coisas ruins que me aconteceram, eu perdi meu irmão, assassinado por um ladrão, de forma brutal, dentro de seu próprio lar. Em decorrência disso, muitos outros problemas familiares me ocorrem até hoje. Não consegui com os olhos carnais enxergar nenhuma bênção!

Entretanto, eu me sinto sortudo por ter sobrevivido 2010. Isso não é um um exagero! Eu sei que sou dependente da graça de Deus, que tem me mantido vivo a cada ano. Mas este ano de 2010, porém, eu praticamente tive o meu nariz esfregado em trajédias. Todos os acontecimentos me levaram a questionar ‘porque isso aconteceu comigo?’ e eu mesmo a me responder com ‘graças a Deus por tudo’. A verdade é que o Senhor não me deixou passar ileso por essas provas, pois eu senti, e sinto na alma as consequências de tudo. Entretanto, Ele usou o meu sofrimento para trazer uma coisa boa: a experiência de sentir de forma real a graça divina. 

Eu sou uma pessoa orientada para resultados, por isso eu sempre me esforçava bastante para ser "suficientemente bom" para Deus, e com isso "ganhar" o favor de Deus por ser um bom cristão. Mas eu estava completamente errado nos meus conceitos. Eu cheguei à conclusão que é somente Cristo que nos dá o dom da vida, apesar de nossos melhores esforços, que só servem para atrapalhar o efeito da graça divina em nós. 

Eu poderia escrever sobre outras coisas ruim que ainda vêm me acontecendo, mas a idéia que quero passar aqui é essa: Devemos esperar com paciência, pois ‘Deus fere, mas ele mesmo faz o curativo; ele machuca, mas as suas mãos curam.’ Por outro lado, não adianta querermos ser bonzinhos por nós mesmos, pois ‘tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus.’ 

Diante dessa conclusão, posso ver o ano de 2011 com grande esperança pois eu sei que, nas tragédias que me aconteceram no ano 2010, Deus estava trabalhando e tratando comigo e com a minha família. ‘Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.’ (Romanos 8:28) 

Agora, estou convencido de que Deus usa todas as circunstâncias para nos abençoar. Isso não significa que nós nunca vamos sofrer ou que sempre vamos ‘sair por cima’. Pelo contrário, significa que ele irá usar as circunstâncias ruins para nos aproximar dEle e de nós mesmos. Esse é o maior dom que temos para 2011.

11 comentários :

  1. Elbem ,como gosto de ler os seus textos,são edificantes e confortam a nossa alma!!! Continue escrevendo!!!
    "Deus não nos ama porque somos bons, mas porque Ele é Bom!"
    Um abraço em Cristo, Daniela.

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão querido, entendo profundamente o que quis expressar nesta devocional. Não perdi um irmão ou outro parente próximo, mas sabemos que todos passamos por dificuldades e que muitas vezes nos perguntamos "POR QUE DEUS PERMITIU QUE ISTO ACONTECESSE COMIGO?".
    Agradeço a reflexão.
    Graça e paz de Jesus.
    Marília L. de Souza

    ResponderExcluir
  3. Kesser Romualdo18 janeiro, 2011

    nosso irmão abeçoado, gostei muito de ler esta devocional, pois vem nos mostrar claramente que não adianta questionar os propositos de Deus e colocando culpa nele pelos nossos problemas pessoais esqucendo que a a graça e a misericordia de Deus, estão acima de tudo e de todos . continue me mandando estas reflexões esclarecedoras.
    Kesser Romualdo em 18 de janeiro de 2011.

    ResponderExcluir
  4. Renato M. Uchida18 janeiro, 2011

    Olá Elbem.
    Bom é saber que está firme e que das ondas do mar Vc. alcançou a mão do SENHOR para resgatá-lo de volta ao barco.
    Que o ano de 2011 seja realmente de fortalecimento na fé e na Rocha.
    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Olá Elbem!
    Li o seu texto e me encontrei com semelhanças a ele. Muitas vezes, atrapalho a Graça de Deus por meio do meu vão e ínfimo esforço humano mas, Deus, que tem muita paciência, sempre usa uma pedagogia fantástica comigo. Algo que só alguém que conhece o meu coração no mais profundo e insondável poderia fazer.
    Gosto muito de seus textos. É como se estivessemos todos os dias conversando. Um grande abraço a você e sua família! Érik.

    ResponderExcluir
  6. Estou de acordo com tudo que vc escreveu! Ou seja,toda e qualquer experiencia é bem vinda! Inclusive aquelas que nos causam dor e sofrimento... são as melhores em nossas vida, apesar de duras, mas são as unicas que nos faz crescer espiritualmente e estarmos mais proximo do nosso Pai Santissimo!

    ResponderExcluir
  7. Waina Tedesco de Souza19 janeiro, 2011

    Olá Elbem,tenho sido leitora dos seus devocionais e tenho visto Deus agindo em sua vida.Só um ex:Se José não tivesse sido vendido pelos seus irmão, jogado no buraco,preso em um país estrangeiro ele não teria sido o primeiro homem do Egito.Os pensamentos de Deus estão acima dos nossos.
    Que Deus os abençoe nestes dias de férias.
    Volte logo, estamos com saudades e esperando para trabalharmos com os casais.

    Pra.Waina

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ver que o povo de Deus se encontra atuante, divulgando o evagelho que orienta a todos na verdade, pois existe muitos caminhos mas so um leva a verdade.

    ResponderExcluir
  9. Adir de Oliveira19 janeiro, 2011

    Amigo,boa tarde.Gostaria de confirma-lhe que somente Deus nos dá e nos tira um bem emprol de outros que acabam por nos servir de lição,somente ele tem o dom de criar e recriar,muitas vezes nós mortais acgamos que estamos perdendo,mais na verdade estamos ganhando.Eu também estou passando a minha vida a limpo e agora em 2011 resolvi me aproximar de uma vez do meu senhor,que me deu todos os sinais par que eu pudésse chegar a sua casa e aceitar as suas palávras etêlo como meu único Deus.Pode ter certeza que o que ele reservou para você é muito grande,imensurável e abençoado.Que Deus te Abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Lilian Amaral20 janeiro, 2011

    Oi, Elbem! Estou sendo muito abençoada com seus devocionais. Tenho me surpreendido refletindo nas suas palavras horas depois de ter lido.
    O ano de 2010 nos marcou profundamente, tive também inúmeros problemas e desafios. Mas, a todo momento pude sentir a graça divina e embora não tenha entendido e encontrado soluções, sei que Deus está comigo e Ele fará um caminho. Bjo, Lilinha.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom texto! Levou-me, com certeza, à reflexão. Obrigada! Abraços, Nídia Rios.

    ResponderExcluir