quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Elogiar faz muito bem à saúde!

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...

O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca dos objetivos e metas.

Nesse percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam avante. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes ou colegas de trabalho, é um grande incentivo.

Aprendamos a elogiar as boas atitudes, as idéias felizes, os esforços sinceros daqueles que caminham conosco; digamos-lhes o quanto foi importante trabalhar juntos dedicadamente. Evitemos abrir a boca para a crítica desalentadora, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos. O rigor desanima e afasta, tanto quanto as bajulações excessivas.

Elogiar é reconhecer as virtudes e os esforços dos outros, assim como gostaríamos que fizessem conosco.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

Prova de fé!

O Senhor nunca permitirá que sejamos tentados acima daquilo que podemos suportar. (I Cor. 10:13). Contudo, Ele deixa que o Diabo teste a nossa fé para ver se realmente nos refugiamos no Senhor e na Sua Palavra e tomamos uma posição de fé.

Com cada ano, as provas tornam-se mais custosas e as escolhas mais difíceis! Quanto mais Deus puder confiar que você agüentará a prova, mais duro vai ser. Mas por maior que seja a sua prova, se você tiver fé para confiar que Deus vai tirá-lo dessa dificuldade, você não murmurará nem se queixara! Você se alegrará e louvará a Deus e lhe agradecerá, até mesmo por essa prova, porque sabe que Ele pode salvá-lo, como fez com Jó! Jó sofreu para provar a sua fé e o seu amor a Deus! E quando Jó passou na prova e por fim deu a resposta certa: “Ainda que Ele me mate, n’Ele confiarei” (Jó 13:15), aí recebeu o seu diploma!

Deus permite provas e sofrimentos não só para ver se temos fé – isso Ele já sabe – mas também para nós e para os outros verem se temos condições de agüentar! Estamos dando um testemunho! É um teste, e quando nós finalmente o superamos, ficamos mais fortes no Senhor e isso revela o que há de melhor em nós!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Alegrai-vos sempre!

1 Tessalonicenses 5:16 - Regozijai-vos sempre.

Alguma vez em sua vida, você se pegou diante de um fracasso pessoal, que veio a ocorrer durante um extenso período de angústia e tristeza? Você notou que boa parte das suas lutas ocorre imediatamente após a angústia tomar conta do seu coração?

Eu já vivi essa experiência, diversas vezes! Sofria com a angústia e durante esse período, via minha fé patinar. Eu descobri na Palavra de Deus que uma das coisas que o Senhor reservou para nós foi a dádiva da alegria. Veja que interessante: (1) a alegria do Senhor é nossa força, Nm 8.10; (2) Deus prometeu óleo de alegria ao invés de tristeza, Is 61.3. (3) a alegria é fruto do Espírito Santo, Gl 5.22. Qual a razão de Deus insistir tanto nesse tema, a ponto de o próprio apóstolo Paulo afirmar que devemos nos regozijar sempre Fp 4.4?

Mediante a alegria, Deus injeta fé em nossos corações. Aprofunda a experiência de salvação. Comunica sua paz em nosso interior. O homem com o coração alegre supera todas as barreiras. Você percebeu que depois que você se entregou a tristeza, sua vida desmoronou?

Então não deixe a tristeza invadir seu coração! O Pai Celestial derrama óleo de alegria sobre sua cabeça! Se alegre na presença do Senhor, Ele concederá o desejo do teu coração!

Deus te abençoe!