quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Um futuro melhor

Diante das dificuldades que enfrentamos nos dias atuais, nosso coração pode ser levado ao abatimento. Temores e dúvidas encontram habitação em nosso interior, levando-nos para lugares sombrios, úmidos e repletos de perigos.

Neste cenário, somos convidados para abrir os ouvidos e atender ao que diz o profeta Jeremias: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”(Lamentações 3.21). Noutras palavras, aquele homem de Deus, afirmou: “preciso olhar para trás e ver o que Deus já fez em minha vida, o que já aprendi sobre o significado da existência e os compromissos que Ele firmou comigo.”

Jeremias estava certo. Quando lançamos nossos olhos para o passado reafirmamos algumas certezas. Inicialmente, reconhecemos que de uma forma ou de outra, Deus sempre esteve ao nosso lado. Nos dias difíceis, nas tormentas, nos desafios e nas perdas, através da presença do Espírito Santo, Ele se colocou ao nosso lado concedendo-nos paz e consolação.

Em segundo lugar, a história de Deus entre nós confirma que sua Palavra é verdadeira e que Ele não mente. Tudo o que Deus disse através de homens e mulheres tem revelado profundidade, coerência e esperança. Alianças e compromissos divinos forneceram e continuam a fornecer vitalidade àqueles que O amam.

Finalmente, consideramos fundamental dizer que o Senhor da história tem escolhido homens e mulheres como instrumentos abençoadores de outras vidas. Basta olhar para os dias que se foram e perceber que Deus levantou pessoas para agir e transformar as realidades, concedendo uns aos outros gestos e palavras de coragem, pois o futuro será melhor.

Rev. Sérgio Andrade