terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Ressurreição de Lázaro

“Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11:23-26)

Quatro dias antes, Jesus havia dito aos discípulos em Jerusalém que Lázaro estava dormindo, usando o termo como um eufemismo para a morte. Na época de Jesus, morte e sepultamento ocorriam no mesmo dia, por causa do clima quente. Jesus, provavelmente, tenha começado sua jornada até Betânia no dia seguinte ao do falecimento e enterro de Lázaro. Quando Jesus chegou a Betânia, Lázaro já deveria estar há quatro dias no túmulo. A tradição judaica ensinava que a alma ficava rondando o corpo do morto durante três dias, na esperança de poder voltar. Embora essa crença não passasse de mera superstição, muita gente acreditava nela, e o fato de Lázaro estar há quatro dias morto, não deixava dúvida na mente dos judeus de que sua ressurreição tinha sido um milagre inquestionável realizado por Jesus.

Quando Jesus disse a Marta que seu irmão, Lázaro, ressuscitaria, Marta pensou que ele estava falando sobre a futura ressurreição dos mortos, que ocorrerá no final dos tempos. Jesus, no entanto, identificou-se como sendo a ressurreição e Marta demonstrou grande fé ao reconhecer que Jesus tinha poder sobre a morte. Jesus sofreu profunda angústia no espírito, vendo o choro daquelas irmãs, pois seu coração estava cheio de indignação contra o pecado, causador do sofrimento e da morte. Obviamente, num sinal de notável humanidade, Jesus se comoveu com a morte de seu amigo Lázaro e chorou.

O fato de Jesus ter ressuscitado Lázaro dentre os mortos promoveu a conversão de muitos judeus. Eles creram que Jesus é a esperança de solução para um mal que não tem solução humana. Nesse dia de finados, podemos renovar a certeza de que a ressurreição de nossos entes queridos acontecerá no último dia, pois todo aquele que crê em Jesus, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em Jesus não morrerá, mas terá a vida eterna. Crês isto?