quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vote com responsabilidade

Isaías 10:1 - Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão.

Hoje em dia, é muito comum ouvirmos falar de pessoas que entram na política só pensando em tirar proveito. A Bíblia condena os que fazem leis em benefício próprio, e os que governam sem se ocupar da justiça que o povo merece: “Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos de meu povo”... (Isaías 10:1-2).

As leis e os governos são necessários. Eles foram idealizados para garantir harmonia e equilíbrio na vida em sociedade. Quando os governantes se esquecem disso e aprovam leis ou governam apenas para o benefício de algumas classes e partidos, em detrimento da sociedade em geral, estabelece-se o reino da injustiça. Ao proclamar o “ai” dos legisladores injustos, Isaías garante que, de uma forma ou de outra, o Senhor punirá os opressores do povo.

Diante deste quadro, cabe aos cristãos fazer duas coisas. Primeiro, cabe-nos orar pelas autoridades, pedindo ao Senhor que lhes dê visão pública e coragem para fazer o bem. Em segundo lugar, cabe-nos eleger governantes conhecidos e reconhecidos pelo respeito à causa pública. Uma vez eleitos, cabe-nos ainda acompanhar seus passos e a qualidade social dos seus projetos.

Por fim, cabe-nos não mais votar naqueles que reconhecidamente deram maus exemplos. Aqueles que provarem ser bons, podem e devem ser reeleitos. Sob este ângulo, o Senhor usa o nosso voto como castigo ou como prêmio dos governantes.

Por isso, ai dos governantes e legisladores injustos. E também, ai dos eleitores negligentes. Exerça seu direito com dignidade e responsabilidade!